19.3.19

Noticias - Moçambique - Mais de mil mortos ; 100 mil pessoas em risco de vida


A vila de Praia Nova é vista em imagem feita por drone em Beira, Moçambique. O local foi um dos mais atingidos pela passagem do ciclone Idai — Foto: Josh Estey/CARE via AP

O Presidente da República, Filipe Nyusi, falou à nação, tendo dado a conhecer as novas estatísticas sobre o número de mortos causados pelo ciclone Idai. De acordo com informações avançadas pelo PR, são contabilizados até ao momento mais de 84 mortos. No entanto, a situação é ainda mais grave: “Tudo indica que poderemos registar mais de 1000 óbitos”, disse o PR, acrescentando que mais de 100 mil pessoas correm risco de vida.

A Estrada Nacional Número 6 sofreu quatro cortes e a qualquer momento esse número poderá aumentar, isolando por terra as cidades da Beira e Dondo.

“As águas do rio Pungué e Buzi transbordaram, fazendo desaparecer aldeias inteiras e isolando comunidades, e vê-se corpos a flutuar. Um verdadeiro desastre de grandes proporções”, informou Filipe Nyusi.

Informou ainda que a ponte sobre o Rio Buzi ficou destruída, isolando os distritos de Búzi, Chibabava, Muanza, em Sofala, e o distrito de Mossurize, em Manica, do resto do país.

O País - Moçambique