Libellés

29.2.12

A imagem do dia 29-02-2012


See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available. 
Moon and Planets Over Catalonia
Image Credit & Copyright: Juan Carlos Casado (TWAN)

Explanation: Venus and Jupiter will appear unusually close in the sky over the next month. The planetary conjunction will be easily visible to the unaided eye because Venus will appear brighter than any background star, and Jupiter will be nearly as bright. To see the near-alignment, simply look to the west after sunset. At their closest, on March 15, the two planets will appear only about three degrees apart. The planets will not be significantly closer in space - Venus will just be passing nearly in front of Jupiter as seen from the Earth. In the above image composite taken late last week from Catalonia, Spain, a bright crescent moon appears to the right of Venus, while Jupiter appears near the top of the image. The distant sun-illuminated spheres were photographed behind a sculpture depicting the legendary battle between a warrior and a dragon. A gallery of conjunction images is visible on the Asterisk -- APOD's discussion board. Please feel free to contribute. The next Jupiter-Venus conjunction will occur in May 2013.

Diz o "Notas Verbais"


Mais um site, o da Embaixada no Peru, chefiada por Nuno de Bessa Lopes. Nas palavras de apresentação, diz o embaixador que "o crescimento económico do Peru converte-o em um país muito atractivo para o desenvolvimento do comércio externo e para a internacionalização das empresas portuguesas", que "as relações entre Portugal e o Peru podem classificar-se de excelentes", e, fazendo referências às coisas mais recentes, salienta "as consultas políticas bilaterais a nível de Secretários de Estado, que tiveram lugar em Lima em 2010 e a visita de trabalho ao Peru, no ano 2011, do Secretário de Estado do Comércio Externo acompanhado por uma missão empresarial portuguesa", além da presença de Portas na posse presidencial (a Espanha enviou o príncipe das Astúrias).

O site da Embaixada em Lima tem o patrocínio da Mota-Engil/Peru.

Câmara de Lisboa pondera criação de um bordel

Prostituição

A Câmara de Lisboa recebeu uma proposta de duas associações para criar um bordel na Mouraria, e vai estudá-las no decorrer deste ano. A notícia é avançada pelo «Jornal de Negócios», que explica que a autarquia daria um imóvel em 2013 para transformar num espaço próprio para a prática de sexo seguro e sem lenocínio na capital.

A proposta para a criação deste espaço proveio da Obra Social das Irmãs Oblatas e do Grupo Português de Ativistas sobre Tratamento do VIH/SIDA (GAT).

Enquanto a proposta da «Safe House» não é aprovada, as associações da zona vão tentar encontrar formas alternativas de vida para as prostitutas do bairro. Junto das prostitutas vão também tentar perceber se fará sentido criar um bordel.

João Meneses, coordenador do programa de requalificação da Mouraria, explica ao «JdN» que o projeto «não está debatido ainda em termos jurídicos, mas se fosse uma cooperativa de mulheres não configuraria lenocínio, porque não haveria a figura do capitalista, ou do empresário. Não haveria exploração do trabalho sexual, haveria sim um trabalho feito em condições de saúde e higiene e que é gerido pelas próprias, e para as próprias», concluiu.

18.2.12

Quase nada - Desenho - 27-08-2010


"Quase nada", ou "renasci"  27-08-2010

Amigos de Andorra: o vosso (nosso) consulado estah para breve!

Doravante longe dessa vossa Patria de acolhimento, onde trabalhei, sofri, e tive a felicidade de fazer alguns Amigos de que nunca me vou esquecer...
Ja estou longe do Principado, a minha mente continuarah sempre com a Comunidade Portuguesa e, dela, com algumas pessoas muito em especial.
Esta fotografia (minha e "aproveitada" por alguns meios da comunicacão social) que, uma vez mais publico, é o simbolo da esperanca no futuro; ela representa a estructura que o Estado deixou para que os Portugueses em Andorra continuem a ter o apoio administrativo que merecem. O consulado que fica em Andorra la Vella é a concretizacão do muito trabalho consentido por um grupo de pessoas a que pertenco com muito orgulho. 
Muito em breve vai ser nomeado um cônsul de Portugal oriundo da Comunidade e, com esta nomeacão, vai ser inaugurada e vai comecar a funcionar a representacão de Portugal em Andorra. Por isso, estou feliz.
Felicidades!!!
JMIRA 

17.2.12

«Projecto europeu está a ser destruído pela Alemanha»

O eurodeputado português Miguel Portas, que visitará Atenas na quarta-feira integrado numa delegação da Esquerda Unitária do Parlamento Europeu, disse à Lusa, esta sexta-feira, que a Alemanha está a «destruir» a Grécia e a Europa.

«O projecto europeu está a ser destruído pelo Governo alemão. A ideia de projecto europeu que continha, tal como Portugal quando aderiu à Europa, uma promessa de convergência entre os mais pobres e os mais ricos e entre as nações mais atrasadas e mais desenvolvidas, está a ser traída todos os dias pelo Governo alemão que põe e dispõe da Europa a seu bel-prazer», disse Miguel Portas, que concorda com a resposta do presidente da República grego, antigo resistente contra a ocupação alemã, e que na quarta-feira atacou o ministro das Finanças alemão pelas críticas que Wolfgang Schauble fez à Grécia.

«Eu se fosse grego e estivesse submetido à chantagem a que a Grécia está submetida, que é uma chantagem que já chegou ao ponto de mudarem o Governo, que não foi eleito por rigorosamente ninguém e se eu fosse um grego que até tivesse sido da resistência anti-nazi e anti-fascista confesso que teria um desabafo muito similar ao do presidente da República grega», disse Miguel Portas.

Para Miguel Portas, a pressão da toika é «inaceitável» e acusa a Alemanha de «coordenar» o ataque ao país. «O que temos agora é uma situação absolutamente extraordinária, segundo a qual, o ministro das Finanças alemão já está a dizer que só haverá segundo resgate à Grécia se houver adiamento das eleições. Ou seja, se a democracia for suspensa ou então, o que é previsível, existindo eleições e não havendo uma maioria política para aprovar as exigências da troika, Berlim pode aproveitar este pretexto para colocar a Grécia fora de jogo e fora do euro», afirmou o eurodeputado do Bloco de Esquerda.

«Temos tentado denunciar e alterar o sentido destas políticas, mas o problema é que existe uma maioria de direita no Parlamento Europeu e muitas vezes essa maioria de direita conta ainda também com a cobertura do grupo socialista. O problema é que a política que domina é a política imposta por Berlim e que diz que todo o problema europeu é um problema de falta de disciplina dos países do Sul no incumprimento das suas metas orçamentais», disse ainda Miguel Portas que visita a Grécia na próxima quarta-feira.

Miguel Portas visita Atenas em 22 de Fevereiro, integrado numa delegação do grupo da Esquerda Unitária, de que fazem parte eurodeputados do PCP e Bloco de Esquerda, para encontros com os partidos gregos, com as duas centrais sindicais do país e organismos do Estado.

A imagem do dia 17-02-2012

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

NGC 5965 e NGC 5963 em Draco
Créditos e direitos autorais : Stephen Leshin
Explicação: Estas duas galáxias espirais formam um par fotogênico, encontradas dentro dos limites da constelação boreal de Draco. Contrastando em cores e orientação, NGC 5965 está quase de lado em relação à nossa linha de visão e é dominada por tons amarelos, enquanto a azulada NGC 5963 está quase de frente. Claro que, mesmo neste instantâneo cósmico bem enquadrado, a cena é invadida por outras galáxias, incluindo a pequena elíptica NGC 5969, no canto inferior esquerdo. Estrelas brilhantes e pontiagudas em nossa própria Via Láctea estão espalhadas através do plano. Embora elas pareçam estar perto e ter tamanhos semelhantes, as galáxias NGC 5965 e NGC 5963 estão distantes e não são relacionadas, aparecendo por acaso perto no céu. NGC 5965 está cerca de 150 milhões de anos-luz mais distante, possuindo aproximadamente 200.000 anos-luz de diâmetro. Muito menor, a galáxia NGC 5963 está a apenas 40 milhões de anos-luz de distância e por isso não está associada à espiral ao lado. Difícil de se observar, NGC 5963 possui fracos braços espirais extraordinariamente azuis, tornando-a uma galáxia de baixo brilho superficial.

14.2.12

Andorra - Cônsul de Portugal nomeado dentro de duas semanas?


Instalações do futuro Consulado - vista para o exterior

"Merk'Heil", também não gosta do "Calhau da Ilha"!



"São de uma imbecilidade tão grande que até me custa a crer que fossem proferidas por um chefe de governo de uma nação como a Alemanha", disse à agência Lusa o eurodeputado, eleito pelo PSD e natural da Madeira, Nuno Teixeira.
O deputado no Parlamento Europeu referiu que "a Madeira foi de todas as 271 regiões da União Europeia aquela que mais depressa e em menor espaço de tempo evoluiu".
"Passou de uma média de 40% para 103% da média comunitária em termos de PIB [produto interno bruto], o que significa que se houve uma região europeia que aplicou bem os fundos comunitários foi, indiscutivelmente, a Madeira", declarou o eurodeputado.
Nuno Teixeira lembrou que "houve outras regiões da Europa que receberam mais dinheiro de fundos comunitários e continuam a manter níveis de desenvolvimento semelhantes aos que tinham no início", frisando: "Se há região que ganhou competitividade com os fundos europeus foi a Madeira e não qualquer outra".
A chanceler alemã deu na terça-feira a Madeira como um mau exemplo da aplicação dos fundos estruturais europeus, sublinhando que naquela região autónoma estas verbas "serviram para construir túneis e autoestradas, mas não para aumentar a competitividade".

Portugal desenvolvido

A Finlândia tem a Nokia, A Suécia tem a Volvo, a Alemanha tem a Mercedes mas
nenhum deles tem o que nós temos... e mais nada!

     Grades especiais para janelas!!!!

É por esta e por outras que gosto tanto deste país...
 
 Image

A imagem do dia 14-02-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available.
The Rosette Nebula
Image Credit & Copyright:
Brian Davis
Explanation: The Rosette Nebula is not the only cosmic cloud of gas and dust to evoke the imagery of flowers -- but it is the most famous. At the edge of a large molecular cloud in Monoceros, some 5,000 light years away, the petals of this rose are actually a stellar nursery whose lovely, symmetric shape is sculpted by the winds and radiation from its central cluster of hot young stars. The stars in the energetic cluster, cataloged as NGC 2244, are only a few million years old, while the central cavity in the Rosette Nebula, cataloged as NGC 2237, is about 50 light-years in diameter. The nebula can be seen firsthand with a small telescope toward the constellation of the Unicorn (Monoceros).

13.2.12

A grande vergonha da submissão dos ministros europeus ao "Patrão" alemão!



Tal como Vítor Gaspar, o ministro da economia espanhol, Luis de Guindos, também foi "apanhado" a comentar com o comissário europeu, Olli Rehn, a reforma das leis laborais. Mas ao contrário do ministro português, o governante espanhol tem uma atitude submissa. Anabela Natário, Carlos Abreu, Carlos Paes e Vítor Paiva
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/#ixzz1mIlO0Zwf

Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação

Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação
A atividade económica em Portugal deverá continuar a cair nos próximos meses, de acordo com os indicadores compósitos avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao contrário da Irlanda e mesmo da Grécia.
Os indicadores compósitos divulgados hoje - que apontam a tendência de crescimento ou queda a acontecer num período em média à volta de seis meses (entre 4 a 8 meses) - relativos a Portugal voltaram a cair em dezembro, aprofundando a perspetiva de contração para o futuro próximo.
Estes indicadores, nos dados relativos a Portugal, estão a diminuir desde janeiro de 2011 completando já um ano de queda (ver gráfico).
No entanto, os dados relativos à Irlanda e mesmo à Grécia dão conta de um ponto de retoma gradual em sentido inverso ao que acontece com Portugal.
Os indicadores compósitos avançados relativos à Irlanda estão a melhorar há três meses e já se encontram acima da média de longo prazo, enquanto na Grécia a melhoria tem-se verificado consecutivamente nos últimos seis meses.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/portugal-afunda-se-grecia-e-irlanda-em-recuperacao=f704141#ixzz1mIfo2AyU

Rescaldo dos confrontos na Grécia



Os protestos contra as medidas de austeridade que o Parlamento grego aprovou ontem resultaram em 138 feridos, em Atenas, entre as quais 68 polícias e 70 manifestantes que foram obrigados a receber apoio hospitalar.

Segundo as autoridades policiais, pelo menos 45 edifícios foram incendiados no centro de Atenas, no domingo, durante a discussão e votação no Parlamento das novas medidas de segurança a aplicar no país na sequência do novo plano de resgate de mais de 130 mil milhões de euros.

A polícia, que prendeu 67 manifestantes durante os protestos que chegaram a juntar cerca de cem mil pessoas na Praça Syntagma, frente ao edifício do Parlamento, foi obrigada a escoltar as equipas de bombeiros que tentavam apagar os incêndios no centro da cidade.

De acordo com os repórteres da agência Associated Press, ainda se sente, esta segunda-feira de manhã, um "cheiro intenso a gás lacrimogéneo" que foi lançado pela polícia de choque durante os protestos de domingo.

12.2.12

Morreu Whitney Houston

Whitney Houston morre aos 48 anosA cantora norte-americana Whitney Houston faleceu este sábado aos 48 anos. A notícia tinha sido revelada pela assessora da imprensa da artista, Kristen Foster, e foi mais tarde confirmada por um oficial da polícia de Los Angeles numa declaração aos jornalistas.

O corpo foi encontrado num quarto do Beverly Hilton Hotel. O alerta foi dado pelo guarda-costas, que a encontrou e avisou os responsáveis da unidade hoteleira. Funcionários tentaram ainda reanimar Whitney Houston, mas sem sucesso. A polícia garante ter chegado ao local dois minutos depois do alerta. O óbito foi confirmado às às 15.55 horas (23.55 horas em Portugal).

Nesta altura ainda não é conhecida a causa da morte, mas o mesmo oficial da polícia garantiu que não foram encontrados no local quaisquer indícios de crime. O óbito está a ser investigado por detectives da polícia de Beverly Hills.

Em cerca de 27 anos de carreira, a cantora vendeu mais de 170 milhões de álbuns, singles e vídeos, sendo considera pelo Livro do Guiness como a artista mais titulada de todos os tempos: 415 prémios, entre os quais dois Emmy e seis Grammy.

Nascida em Newark, a 9 de Agosto de 1963, a cantora foi introduzida na música pela madrinha Aretha Franklin. Começou por fazer parte de um coro juvenil na Nova Igreja de Jersey, até que foi descoberta pelo empresário Clive Davis.

Lançou o primeiro álbum, precisamente «Whitney Houston», em 1985. Sete anos depois, em 1992, foi protagonista ao lado de Kevin Costner no filme «O Guarda-Costas», no qual interpretou a música «I Will Always Love You», que se tornou o single mais vendido de sempre por uma artista feminina.

A partir de 2002 tornou públicas as dificuldades em lidar com os vícios da droga e do álcool. Whitney Houston admitiu consumir cocaína e haxixe. Em 2006 divorcia-se do cantor Bobby Brown, com quem manteve um casamento repleto de polémicas e consumo drogas.

Actualmente Whitney Houston estava a viver em Laguna Beach, onde era acompanhada pelo consultor contra drogas Warren Boyd, o mesmo que ajudou Courtney Love a ultrapassar o vício.

Ainda neste ano de 2012 iria participar no filme «Sparkle», que tinha estreia prevista para 10 de Agosto. Simultaneamente estava a trabalhar no lançamento de um novo álbum, que se iria chamar «On my own».

Nesta sexta-feira fez a última aparição pública ao participar numa festa de lançamento dos Grammy 2012, no Beverly Hilton Hotel, festa essa oferecida por Clive Davis. Whitney Houston entrou pela passadeira vermelha de braço dado com o empresário. Algumas horas depois foi encontrada sem vida num quarto de hotel.

11.2.12

Vitor Gaspar "apanhado" - com video

A Alemanha estaria preparada para aceitar um reajustamento do programa português após a situação da Grécia estar resolvida

Por:A.P. (CM)

Vítor Gaspar, ministro das Finanças de Portugal, e o seu homólogo alemão mantiveram uma conversa privada à margem de uma reunião em Bruxelas, na qual foi manifestada disponibilidade da Alemanha para rever situação portuguesa.

Durante a conversa, registada pela TVI, Shauble dirigiu-se a Vítor Gaspar, dizendo que a Alemanha estaria preparada para aceitar um reajustamento do programa português após a situação da Grécia estar resolvida.

O governante português agradeceu, ficando ainda a saber que o problema na Alemanha será convencer a opinião pública e os membros do parlamento.

10.2.12

AGORA, RIA AS GARGALHADAS !!! (do nosso correspondente P. Santos...!)

O RELÓGIO TRIPEIRO

 
José mostra orgulhosamente o seu novo apartamento a um amigo, após um jantar bem regado.
Quando chegam à sala, o amigo repara numa enorme tampa de panela pendurada numa parede e pergunta:


- O que é aquilo?
José responde:
- É o meu relógio!
- E como funciona? - pergunta o amigo.

José pega num martelo e arregaça uma pancada enorme no gongo.
De repente, ouve-se do outro lado da parede:
- BAI PRÓ CARALHO!...., GRANDESSÍSSIMO FILHO DA PUTA ......, SÃO DUAS HORAS DA MANHÃ!!!!!!
- Bês... num falha, carago!

Consulado em Andorra foi criado!

Por despacho do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro de
Estado e dos Negócios Estrangeiros, de 27 de janeiro de 2012, ao abrigo
do disposto no n.º 4 do artigo 13.º do Decreto -Lei n.º 121/2011, de 29
de dezembro, e do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 71/2009, de 31
de março, foi criado o Consulado Honorário de Portugal em Andorra,
Principado de Andorra, dependente do Consulado Geral de Portugal em
Barcelona e com jurisdição sobre o Principado de Andorra.
1 de fevereiro de 2012. — O Diretor do Departamento Geral de
Administração,
José Augusto Duarte.


Despacho (extrato) n.º 1915/2012
Mas que por carga de agua devemos continuar a aceitar, humilhados e mansinhos, as provocações dos alemães; quando chega, basta; os planos de resgate à Grécia, Portugal e outros, não mais servem que o interesse do capital que, injectando dinheiro, não mais tem como objectivo de recuperar essa "ajuda" com juros demasiadamente acrescidos, até à inevitavel falencia. Portugueses, chegou o tempo da revolta!!!

Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta quinta-feira que a chanceler alemã tem «muitas vezes» uma postura de arrogância e achou uma «grande injustiça» as críticas que Angela Merkel fez à governação da Madeira.

Merkel apontou na terça-feira o arquipélago português como um mau exemplo da aplicação dos fundos estruturais europeus, sublinhando que, naquela região autónoma, as verbas «serviram para construir túneis e auto-estradas muito bonitos, mas não para aumentar a competitividade».

Ao falar em Lisboa aos jornalistas depois de ter apresentado a revista «Terra de Lei», da Associação de Juristas da Pampilhosa da Serra, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a líder do governo alemão desconhece a realidade da Madeira e não sabe que a principal actividade na ilha é o turismo, pelo que as vias de comunicação «contribuem para a competitividade da Madeira».

Já sobre as críticas do presidente do Parlamento Europeu, acerca da visita do primeiro-ministro português a Angola em Novembro, o comentador e professor catedrático de Direito disse que Martin Schulz, também alemão, se «esqueceu das ligações de Portugal aos restantes países de língua portuguesa», situação de que a Alemanha não beneficia.

Schulz criticou, num debate gravado em vídeo e na quarta-feira noticiado pelo jornal Público, a visita-relâmpago que o primeiro-ministro português fez em Novembro a Angola, na qual admitiu ir à procura de capital angolano para as privatizações em curso.

«Não é feliz querer dizer aos portugueses que só podem ter relações com a Europa e não com países que falem a mesma língua», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que «a Alemanha política ainda não descobriu uma maneira de lidar com os outros países da Europa».

«Sabemos que ela é muito poderosa, que é economicamente liderante», mas, como disse o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt, «tem que ter a humildade dos grandes», salientou o comentador.

Ainda sobre Merkel, disse que a líder do governo alemão «aparece muitas vezes com uma arrogância que afasta os outros, não aproxima».

«É muito arrogante», acusou, estendendo a crítica a Schulz e afirmando que «isso não é bom para os europeus».

9.2.12

Vulcão Etna volta a cuspir lava

Vulcão Etna volta a cuspir lava (REUTERS)
O vulcão Etna voltou a entrar em erupção, na última noite. Para já, as autoridades italianas asseguram que não há qualquer perigo para as populações em Catania, na Sicília.

Por precaução, o aeroporto de Catania foi encerrado, por causa das nuvens de cinza, que atingiram os cinco mil metros de altura, dificultando a visibilidade dos pilotos.

O vulcão Etna, o maior da Europa, entrou em erupção várias vezes no último ano, mas sempre por períodos muito curtos. Em actividade quase permanente, o Etna não é considerado perigoso pelos especialistas e proporciona sempre imagens de rara beleza.

A imagem do dia 09-02-2012

Uma parte da superfície de Marte já esteve coberta por um oceano, revelam restos de sedimentos detetados pela nave Mars Express
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/nave-mars-express-revela-que-ja-houve-um-oceano-em-marte=f703299#ixzz1lt77zJvX

8.2.12

Fotografia - Andorra

Andorra - 08-02-2012

A imagem do dia 08-02-2012

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

Encelado Iluminado em Contraluz por SaturnoCréditos e direitos autorais : Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA; Montagem da Foto: Gordan Ugarkovic
Explicação: Esta lua está iluminada pela luz de seu planeta. Em termos específicos, uma grande parte de Encelado, na foto acima, está iluminada principalmente pela luz do sol refletida primeiramente pelo planeta Saturno. O resultado é que a lua, normalmente branca como a neve, aparece na cor dourada do topo das nuvens de Saturno. Como a maior parte da iluminação vem da esquerda da imagem, um labirinto de cordilheiras lança sombras notáveis logo à direita do centro da imagem, enquanto o cânion Labtayt Sulci, com 1 quilômetro de profundidade, pode ser visto logo abaixo. O fino e brilhante crescente na extrema direita é a única parte de Encelado iluminada diretamente pelo Sol. A imagem acima foi tirada no ano passado pela espaçonave robótica Cassini durante uma passagem próxima da enigmática lua. Uma inspeção da parte inferior desta imagem melhorada digitalmente revela colunas de cristal de gelo que, acredita-se, têm sua origem em um mar abaixo da superfície. APOD na Índia: editor da APOD irá proferir uma palestra em Deli em 12 de fevereiro (é necessário inscrever-se)

Joe Cocker - "N'oubliez jamais" - Video - Music - Live

Afficher l'image d'origine
"N'oubliez jamais"

7.2.12

Arte - Anjos - "O espantalho"



"O espantalho"

Andorra: Despedidas - fim de missão

Meus Amigos Portugueses de Andorra. Hoje foi o fim da minha missão neste Pais. Permaneci nesta Terra quase oito anos. Durante este tempo tentei fazer o melhor que soube ao serviço da Comunidade Portuguesa. Nunca gostei de me colocar em frente das câmaras. Sempre entendi que o trabalho, muitas vezes, se deve fazer por detraz dos projectores. Alguns de vohs, porventura, terão estranhado o facto de não me ter mostrado muito... No momento da partida gostaria de vos dizer que esta minha maneira de estar corresponde perfeitamente à minha forma de ser.
Muitos dos nossos politicos pedem eficacia . Pois, eu entendi que eficacia se pautava por descrição. 
Convivi  com dois embaixadores e com eles acordei qual seria a melhor maneira de "servir a Comunidade".
Como sabem, muitos objectivos foram atingidos por esses embaixadores e, permitam, também  com a minha modesta colaboração.
Resta-me dizer que a embaixada que cerrou portas a 10 de janeiro, serah substituida, muito em breve, por um consulado onde os Portugueses de Andorra encontrarão resposta a todas as necessidades administrativas de que necessitam.
Saio de Andorra satisfeito de, também neste caso, ter dado o meu contributo. 
Vou-me embora com a ideia de que cumpri.

Bem hajam! 

JMIRA

Fotografia - Andorra - 07-02-2012


"Andorra" - 07-02-2012

A "alantjana" do dia

Anedotas de AlentejanosA hospedeira pergunta ao Alentejano se quer beber alguma coisa.
O alentejano pede um tinto de Borba.
A hospedeira então pergunta à testemunha de Jeová se quer beber alguma coisa.
Responde a testemunha de Jeová com ar ofendido:
"Prefiro ser raptado e violado selvaticamente por uma dezena de prostitutas da Babilónia antes que uma gota de álcool toque os meus lábios".
O alentejano devolve o copo de tinto à hospedeira e diz:
"Eu também. Não sabia que se podia escolher."

O desenho do dia 07-02-2012

Agostinho Lopes: “Não diga asneiras, porra!”



A comissão de Economia e Obras Públicas conheceu esta terça-feira mais um episódio polémico. Na audição ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, o deputado comunista Agostinho Lopes começou por se referir ao governante como um emigrante e professor regressado a Portugal.

O ministro respondeu que tinha muito orgulho em ter sido emigrante e representado o País lá fora e que o PCP tinha que terminar com a política "rasteira" de atacar os emigrantes.
Perante este comentário, Agostinho Lopes respondeu exaltado: "Quem é que está aqui a atacar emigrantes? Não diga asneiras, porra!".

6.2.12

Brasil: exército cerca Assembleia Legislativa da Bahia

Crime em período de greve da polícia no Brasil (REUTERS)
Cerca de 600 soldados do Exército brasileiro cercaram, esta segunda-feira, o edifício da Assembleia Legislativa do estado brasileiro da Bahia, onde estão acampados, desde quarta-feira, um grupo de agentes da Polícia Militar em greve. A intenção é forçar a desocupação do prédio.

«O objectivo é isolar a Assembleia Legislativa com a finalidade de permitir o livre acesso de pessoas a essa área, a realização de negociação para a desocupação da Assembleia e a execução de mandados de prisão expedidos pela Justiça», adianta o Coronel Márcio Cunha, porta-voz da 6ª Região Militar, citado pelo jornal «O Globo».

As autoridades judiciais expediram 12 mandados de prisão para 12 polícias militares considerados líderes da paralisação.
Um deles foi cumprido este domingo .

Os militares grevistas prometem resistir à acção do Exército e a preocupação das autoridades reside agora nas mulheres e nas crianças que estão entre os ocupantes do edifício da Assembleia Legislativa. De acordo com os líderes grevistas, cerca de 4 mil pessoas, entre polícias em greve e seus familiares, incluindo cerca de 300 crianças, ocupam o prédio da Assembleia, onde a electricidade já foi cortada.

Entretanto, aumentou para 93 o número de homicídios ocorridos desde o início da greve, de acordo com o portal de notícias «G1». Só esta segunda-feira, registaram-se quatro casos e, durante o fim-de-semana, foram quase 40.

Além disso, foram registados também quase 200 furtos ou roubos a carros. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

A justiça é cega... e bizarra. 2010. Um acórdão do cara... ças!


Quando um militar da GNR se irrita e diz a um chefe “se não dá pra trocar, então pró caralho”, está a cometer um crime de insubordinação ou apenas a desabafar? A resposta é difícil e deu que fazer aos tribunais. Tão difícil que até levou os juízes da Relação de Lisboa a socorrerem--se de dicionários e explicações etimológicas. Segundo o juiz, o palavrão tem origem no latim “caraculu” e significaria, para alguns, “pequena estaca”, para outros, “o topo do mastro principal das naus, ou seja, um pau grande”. Certo é que, independentemente da etimologia, explicou o relator, o povo “começou a associar a palavra ao órgão sexual masculino, o pénis” ou a “algo excessivo, grande ou pequeno de mais”, como “o Cristiano Ronaldo joga pra caralho” ou “o ácaro é um animal pequeno pra caralho”. No final, o cabo da GNR acabou por ser absolvido. O juiz considerou que “dizer a alguém ‘vai para o caralho’ é bem diferente de afirmar perante alguém e num quadro de contrariedade ‘ai o caralho’ ou simplesmente ‘caralho’, como parece ter sucedido na situação em apreço”. Se no primeiro caso a expressão é ofensiva, na segunda será “sinal de impaciência, irritação ou indignação”. Em 1989, o Supremo Tribunal de Justiça também teve uma explicação sui generis para um insulto: substituiu a pena de prisão por multa a uma mulher que tinha usado a expressão “puta podre” por entender que o palavrão “tinha sido proferido no ardor de uma discussão entre mulheres, comum nos meios rurais”, coisa que “é produto habitual e espontâneo de educação do nosso povo”.
IONLINE 

F. Pública arrisca penalização no salário de Janeiro


Função pública

Os contribuintes que vão perder os subsídios de férias e Natal arriscam nova penalização no salário de Janeiro, por ainda não terem sido publicadas as tabelas de retenção de IRS. O alerta parte do bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

«Vão ter uma retenção excessiva - em relação às previsões para o final do ano - se continuarem a fazer a retenção com base nos procedimentos de 2011 sem readaptar o reenquadramento e continuarem a multiplicar a remuneração mensal ilíquida por 14 meses, em vez de 12», disse à Lusa o bastonário Domingues Azevedo.

Nesta altura do ano, quando muitos funcionários públicos já receberam o primeiro salário de 2012, as tabelas de retenção de IRS «normalmente já estão publicadas».

Não havendo ainda novas tabelas, aplicam-se as de 2011, explica Domingues Azevedo, admitindo que isso traduz um prejuízo aos sujeitos passivos: «Além da questão dos 12 meses, as tabelas também não foram corrigidas em termos de depreciação monetária, o que já corresponde a um agravamento da tributação».

Os contribuintes que este ano vão perder os subsídios de férias e Natal, a maioria dos funcionários públicos, fazem este mês uma retenção de IRS na fonte «de valor superior ao que são obrigadas», o que «pode constituir um adiantamento financeiro».

Para Domingues Azevedo, é «mais confusa» a publicação de duas tabelas de retenção de IRS, uma para os assalariados que mantém os 14 salários este ano e a outra para os que se ficam pelos 12. Bastaria sim um «esclarecimento» da Autoridade Tributária e Aduaneira sobre a matéria.

«Basta um esclarecimento de que a matéria salarial anual é o vencimento mensal ilíquido a multiplicar por 12 e não 14 meses», defendeu, alegando que são as entidades patronais que fazem o enquadramento nas tabelas e que «basta uma instrução» da Autoridade Tributária.

«O que há necessidade é que as entidades clarifiquem a sua interpretação, para que quem faz o processamento não venha a ser mais tarde confrontado com entendimentos diferentes».

O que diz o Governo

A Lusa confrontou o Ministério das Finanças com esta situação tendo perguntado quando é que vai publicar as tabelas de retenção na fonte de IRS para 2012; se as tabelas vão distinguir trabalhadores dependentes que recebam 12 ou 14 salários; se foi dada alguma instrução da Autoridade Tributária para, quem paga salários, saber como proceder em relação aos funcionários que recebem 12 ou 14 salários; e quais foram as tabelas utilizadas para quem já pagou salários este mês.

Fonte oficial daquele organismo esclareceu que «o procedimento é o habitual: não havendo ainda nova tabela publicada, em Janeiro aplica-se o que está em vigor e posteriormente fazem-se os acertos».

Já quanto às restantes questões, a mesma fonte esclarece que ter-se-á de «aguardar pela publicação» das tabelas de retenção em Diário da República.

4.2.12

Fotografia - "Barreiro da minha infância"


"Barreiro"

Judo - Telma Monteiro



Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato.
O combate estava no seu início e, no primeiro ataque realizado pela portuguesa, Telma Monteiro deixou Sato pregada com as "costas no tatami" do Pavilhão Paris-Bercy, tendo a judoca japonesa ficado surpreendida e a portuguesa iniciado de imediato os festejos, de braços no ar.
Foi grande a festa da judoca do Benfica, que, apesar das muitas medalhas em várias competições, nunca alcançara o lugar mais alto do pódio naquele que é um dos torneios mais prestigiados do circuito mundial de judo.

Consulado de Portugal em Andorra


Em breve vai ser assim... O Antonio Costa, que muitos conhecem, vai ser o seu primeiro interlocutor. Ao seu lado, terão a Sofia Borges. A Comunidade Portuguesa vai estar bem servida. Prevê-se a abertura para principios de março. Até lah, alguma paciência... tah?

Diz "O Paihs do Burro" - Impunidade dos politicos

Por insuficiência de provas, o Tribunal de Gondomar absolveu nesta quinta-feira o presidente da câmara local, Valentim Loureiro, que estava acusado por burla qualificada no âmbito de um processo relacionado com o negócio milionário da Quinta do Ambrósio. Já os restantes arguidos, José Luís Oliveira, vice-presidente da autarquia, João Loureiro, filho do Major, e Laureano Gonçalves, advogado fiscalista foram condenados a uma pena de um ano e dez meses de prisão suspensa na sua execução por branqueamento de capitais. Foi, portanto, mais um julgamento que decorreu dentro das regras. As provas são sempre insuficientes e as penas de prisão sempre suspensas, quando não prescrevem ou quando treme a caneta a quem caberia dar a ordem de prisão da sentença respectiva. Não sei por que diabo é que o Governo não decreta de uma vez por todas o Estado de impunidade para estas personalidades da nossa vida pública. Poupar-se-iam uns milhões. Menos do que os milhões que constam das suas acusações, é certo, mas, ainda assim, uns largos milhões, para além da chatice que se pouparia aos profissionais que, comprovadamente, são alérgicos a julgá-los com a mesma severidade com que julgam o cidadão comum..

3.2.12

Submarinos: O "caso" Paulo Portas



A eurodeputada Ana Gomes revelou hoje que vai pedir para ser assistente no processo-crime sobre a compra por Portugal de dois submarinos a uma empresa alemã, cuja investigação decorre há anos e está em segredo de Justiça, noticia a Lusa.
Ana Gomes anunciou a sua pretensão numa audição pública que promoveu sobre «Corrupção, Defesa e Submarinos», em Lisboa, em que fez o ponto da situação sobre os procedimentos e investigações a nível nacional e europeu desencadeados pela aquisição de dois submarinos pelo Estado português, em 2004, à empresa germânica Man Ferrostal, quando era ministro da Defesa o actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
O processo de aquisição por Portugal dos submarinos ao consórcio alemão está há anos em fase de inquérito no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).