26.4.11

Dispositivo de alerta de tsunami em Setubal

Um dispositivo de alerta de tsunami concebido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia para alertar as populações, está a partir de agora instalado no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.
O dispositivo de alerta será activado por um programa de computador que calcula rapidamente a altura de onda estimada e o tempo de viagem até à costa, baseando-se na análise de parâmetros sísmicos, tais como o epicentro e a magnitude.
De acordo com alguns estudos realizados em Portugal, um sismo idêntico ao de 1755, que destruiu toda a zona ribeirinha das cidades de Lisboa e Setúbal, poderia provocar uma onda com sete metros de altura, que poderia devastar o centro histórico da cidade do Sado e percorrer uma distância estimada de cerca de 800 metros, desde a linha de costa até ao Parque do Bonfim.

Também por isso, além do sistema de alerta que agora foi instalado no Parque Urbano de Albarquel, a Proteção Civil de Setúbal pretende sinalizar diferentes zonas de segurança e promover ações de sensibilização junto de diversas escolas da cidade, bem como realizar alguns simulacros, para testar a capacidade de resposta das pessoas.

Aucun commentaire: