4.6.11


Brasil: diplomata português acusado de roubar igreja

Brasil: diplomata português acusado de roubar igreja

Adelino Vera-Cruz Pinto foi afastado pelo Governo português da função de vice-cônsul em Porto Alegre, capital do Estado de Rio Grande do Sul, no Brasil.
O funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros é acusado pelas autoridades brasileiras de ter desviado dinheiro da arquidiocese de Porto Alegre. Um golpe que, segundo a Polícia de Rio Grande do Sul, rondará os 2,5 milhões de reais (cerca de um milhão de euros).
Adelino Pinto ter-se-à apresentado como intermediário na negociação entre uma entidade belga e clérigos brasileiros que tentavam angariar dinheiro para a reforma de duas igrejas históricas de Rio Grande do Sul.

Diplomata fugiu com o dinheiro


 
O português terá pedido aquela quantia de um milhão de euros como garantia para avançar com o negócio e acabou por fugir com o dinheiro.
O Expresso sabe que o Ministério Público de Portugal está a investigar o caso há dois meses mas ainda não deduziu acusação.
Fonte da Secretaria Estado das Comunidades refere que o caso já tem vários meses: "O Governo português enviou uma inspeção diplomática para analisar o caso, afastando Adelino Pinto do posto. Mais tarde foi enviado um documento para o Brasil informando que o funcionário já não detinha imunidade diplomática". Deste modo, a Polícia Civil da capital gaúcha poderá retomar as investigações.

JA AQUI FALAMOS VARIAS VEZES DESTE CASO. SERVE AGORA PARA REPETIR QUE UM VICE-CÔNSUL NÃO é UM "DIPLOMATA". PARA QUE CONSTE UMA VEZ MAIS.

Aucun commentaire: