28.6.11

José Cesario no "Ponto final" de Macau

José Cesário é o secretário de Estado das Comunidades

June 28, 2011
by pontofinalmacau
O deputado José Cesário foi nomeado secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XIX Governo Constitucional, encabeçado por Pedro Passos Coelho. A notícia foi avançada ontem e a tomada de posse está marcada para hoje, às 12h, hora de Portugal. Contactado pelo PONTO FINAL, Cesário preferiu guardar qualquer comentário para depois da cerimónia e de “acertar algumas coisas com o ministro” de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Nascido em Viseu no ano de 1958, José de Almeida Cesário é uma figura conhecida da comunidade de Macau, fazendo visitas regulares ao território. Cesário é licenciado em Administração e Gestão Escolar e foi professor do ensino básico antes de enveredar pela carreira política. Foi, entre outros, secretário-geral adjunto do Partido Social Democrata, membro das assembleias municipais de Viseu e Cinfães, deputado eleito para sete legislaturas e secretário de Estado da Administração Local.
Cesário é repetente no cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que ocupou quando em 2002 Durão Barroso foi eleito primeiro-ministro. Nessa ocasião, teve oportunidade de visitar comunidades portuguesas em diferentes partes do mundo.
José Cesário foi também recentemente mandatário das comunidades portuguesas da candidatura à Presidência da República de Cavaco Silva. Em entrevista ao PONTO FINAL, disse então que “Macau é um território com um significado político insubstituível. Não apenas pela História mas pelo significado que Macau tem hoje – e pode continuar a ter – no contexto regional”.
Em Fevereiro do ano passado, quando ainda se esperava que 2011 fosse o ano de Portugal na China – actividade que acabou por ser cancelada – Cesário questionou o Ministério dos Negócios Estrangeiros a propósito da iniciativa, como que premunindo que algo não ia bem: “Tendo em conta que já faltam menos de 11 meses para o início de 2011, estranha-se que ainda não sejam conhecidos alguns pormenores relativamente ao plano desta iniciativa, o que urge, tendo em conta a necessidade de proceder à mobilização de diversíssimas entidades públicas e privadas que garantam o desejado sucesso do evento”, disse na altura.
O deputado via o momento de promoção portuguesa na China como “uma grande iniciativa impulsionadora da aproximação entre os dois países, capaz de aumentar a visibilidade de Portugal neste grande colosso do Oriente, com óbvias implicações nos nossos interesses políticos, culturais e económicos”. Cesário falava de um “enorme desafio”, “valendo a pena arriscar e investir meios significativos que lhe dêem a dimensão e a visibilidade que os (…) interesses [de Portugal] exigem”.

Aucun commentaire: