13.6.11

Perito em Economia anticipa nova crise mundial

E eu que nem sou perito em economia so tenho isto a dizer: as nações são como as familias, quem possue, ou gasta ou poupa, para chegar ao fim do mês com contas equilibradas. Se ganharmos 100, não podemos despender 120. Se não,  teremos de recorrer ao crédito para "compensar" os 20 que gastamos além das nossas possibilidades... Mas, se esses 20 forem "investidos", até podemos ter em retorno muito mais que isso. Poupança e investimento, quando a poupança é suficiente! Elementar, não?! 

Uma "tempestade perfeita" pode ameaçar a retoma da economia mundial a partir de 2013. O alerta é de Nouriel Roubini.
Em entrevista à Bloomberg, na passada sexta-feira, Nouriel Roubini afirma que uma "tempestade perfeita" - crise orçamental nos Estados Unidos, abrandamento do crescimento da economia chinesa, reestruturação da dívida na Europa e estagnação económica no Japão - poderá ameaçar a retoma da economia global a partir de 2013.
Segundo o professor da Universidade de Nova Iorque, a probabilidade de tal acontecer é de um terço.
E deixa o alerta: "Já existem elementos de fragilidade. Todos os países estão a adiar a questão da elevada dívida pública e privada, e todos estes problemas poderão emergir em 2013, no máximo".
Roubini, o economista que ficou conhecido por antecipar a crise financeira dos EUA e a quem muitos conhecem como 'Dr. Doom', avisou há dois dias sobre uma possível revolta nos mercados de dívida caso os Estados Unidos não consigam controlar o défice orçamental.
Quanto à Europa, o economista norte-americano voltou a defender, no final de Maio, em entrevista a um jornal alemão, uma reestruturação da dívida grega, considerando que seria uma forma de reduzir o risco de contágio na zona euro. Porém, o assunto não é consensual na Europa, com a Alemanha a defender uma reestruturação da dívida com participação de privados e o Banco Central Europeu (BCE) a rejeitar esta solução.


Aucun commentaire: