26.6.11

Secretários de Estado : actualização

A posse dos secretários de Estado está marcada para terça-feira e os nomes deverão ficar conhecidos durante este fim-de-semana. Marco António Costa é o nome apontado pelo PSD para a Segurança Social, uma figura que nunca foi do agrado do CDS.

O vice-presidente do PSD e número dois da Câmara de Gaia foi indicado por Passos Coelho para o ministério dos Assuntos Sociais e da Solidariedade, uma pasta cara ao CDS e que é liderada por Pedro Mota Soares, homem de confiança de Paulo Portas. Foi uma cedência por parte dos centristas, a quem não agrada o nome de Marco António Costa, que já foi secretário de Estado da Segurança Social, Família e Criança no governo de Pedro Santana Lopes.

Confirmados estão também os nomes do ex-director-geral do Orçamento, Luís Morais Sarmento, para a secretaria de Estado do Orçamento, do fiscalista Paulo Núncio para os Assuntos Fiscais e do deputado do PSD Almeida Henriques na Economia. E de acordo com a edição online do "Expresso", Miguel Morais Leitão irá para os Assuntos Europeus, a deputada do PSD, Maria Luís Albuquerque para o Tesouro e Pedro Martins para o Emprego. Morais Leitão, que já tinha desempenhado funções de secretário de Estado do Tesouro e Finanças de Bagão Félix no governo de coligação PSD/CDS, é o governante escolhido por Paulo Portas para ocupar agora uma pasta de grande importância em termos de política externa. A cabeça-de-lista do PSD por Setúbal, Maria Luís Albuquerque, coordenou, desde 2007, o Núcleo de Emissões e Mercados do IGCP - Instituto de Gestão e Tesouraria do Crédito Público. Já Pedro Martins é professor de Economia Aplicada em Londres e vai integrar a equipa de Álvaro Santos Pereira, também professor universitário.

O nome de João Queiró é apontado para o Ensino Superior e Filipe Lobo d''Ávila, cabeça-de-lista do CDS em Santarém, é referido para a secretaria de Estado da Justiça. Outros dois nomes prováveis, desta vez do lado dos sociais-democratas, é o de Feliciano Barreiras Duarte, para as Comunidades, e o da deputada Teresa Morais, para os Assuntos Parlamentares. Para a secretaria de Estado da Defesa está em cima da mesa o nome do deputado social-democrata, Luís Campos Ferreira, sabe o i.

O governo deverá ter 25 secretários de Estado. Entre seis e sete das pastas serão da responsabilidade do CDS-PP.

cavaco recebe passos O Presidente da República e o novo primeiro-ministro vão ter a primeira reunião semanal entre os dois esta segunda-feira, menos de uma semana depois da tomada de posse de Pedro Passos Coelho. O encontro está marcado para as 11h00 em Belém e acontecerá ainda antes da tomada de posse dos secretários de Estado. A reunião decorre apenas três dias depois da cimeira de chefes de Estado e de governo da União Europeia, em Bruxelas. Passos Coelho foi ao Conselho Europeu prometer que está a "ultimar com o ministro das Finanças" um conjunto de "medidas essenciais" e que o governo deverá antecipar a adopção de medidas do programa negociado com a troika já na próxima semana.

(ver rectificação na mensagem de 27-06-2011)

Aucun commentaire: