4.7.11

Ministro da Economia: "A Madeira poderá tornar-se independente"


Álvaro Santos Pereira escreveu no seu livro, publicado em 2007, que a Madeira poderia tornar-se independente caso assim o quisesse.
O novo ministro da Economia, escreveu no seu livro “Os mitos da Economia Portuguesa” que “se a Madeira quiser, um dia poderá tornar-se independente”.

“Afinal, se Malta, Chipre, e até Timor-Leste conseguem ser independentes, porque é que os madeirenses não poderão sonhar com uma autonomia total de Portugal?”, interroga Álvaro Santos Pereira.

O livro dedica um capítulo à independência do arquipélago e o texto foi integralmente reproduzido pelo “Jornal da Madeira”, que é propriedade do governo de Alberto João Jardim.

Álvaro Santos Pereira considera que “por trás da maioria das declarações de João Jardim em relação ao continente reside quase sempre uma ameaça velada ou implícita de que se os governos centrais não satisfizerem as exigências da Madeira, então tudo pode acontecer...Inclusive a possibilidade da independência deste território insular”.

“Como os governos centrais entendem que a integridade do território nacional não pode ser posta em causa, a tendência dominante tem sido ceder às pressões de João Jardim”, sendo por essa razão que “a Madeira tem sido extremamente bem sucedida na atracção de abundantes fundos nacionais e europeus para os seus projectos de investimento e demais despesas do Governo Regional”.


Aucun commentaire: