14.11.11

Cogumelo gigante em Montalegre


Cogumelo gigante em Montalegre
Um cogumelo gigante, com mais de três quilos, foi descoberto na aldeia de Frades do Rio, no concelho de Montalegre. José de Jesus fazia um passeio matinal quando se deparou com esta "raridade" com mais de três quilos


José de Jesus cedeu o cogumelo gigante ao Ecomuseu de Barroso-Espaço Padre Fontes. Este aldeão costuma apanhar cogumelos todos os anos, mas nunca pensou encontrar algo deste tamanho, conta o município de Montalegre.
Cogumelo gigante em Montalegre

Durante um passeio pela manhã, numa zona de carvalhos, José de Jesus descobriu «um níscaro gigante» que estava «um pouco camuflado» na vegetação, numa espécie de «abrigo», um local «onde a chuva e frio não chegam» o que, segundo o aldeão, pode ter contribuído para o grande crescimento.

O mais insólito é que, conta ainda a Câmara, uns dias antes, José de Jesus tinha encontrado também um cogumelo com dimensões maiores do que o comum, mas dessa vez a "raridade" foi parar ao prato deste "caçador de cogumelos".

Este não é caso único em Montalegre. Maçãs maiores do que o habitual, com mais de 800 gramas, apareceram também no quintal de Miguel Oliveira, numa macieira à qual nem dá muita atenção. Com tantas "raridades", será que vai aparecer mais alguma surpresa em Montalegre? É esperar para ver...

Aucun commentaire: