1.11.11

Pânico sobre "Mercodaland"!!!



A chanceler alemã e o Presidente francês vão estar amanhã reunidos em Cannes com representantes das instituições europeias e do FMI, antes da cimeira do G20, que vai decorrer quarta e quinta-feira.

A reunião de urgência vai terminar com um encontro, em separado, que vai juntar à mesma mesa os dois líderes europeus e os representantes do Governo grego, segundo confirmou o gabinete de Nicolas Sarkozy.

O porta-voz da chanceler alemã, Steffen Seibert, garantiu que Paris e Berlim estão "determinados" a aplicar o plano de resgate à Grécia. Merkel e Sarkozy exigem a "rápida implementação" das decisões da cimeira europeia da semana passada, considerando que "são hoje mais necessárias do que nunca". Seibert acrescentou que os dois países estão "convencidos que este acordo vai permitir à Grécia o regresso ao crescimento económico sustentável".

A decisão surge depois de o Governo grego ter anunciado ontem que vai referendar o segundo resgate à Grécia, no âmbito do plano para conter a crise de dívida desenhado pelos líderes europeus. O acordo prevê que os bancos perdoem voluntariamente 50% da dívida grega e dá mais um balão de oxigénio de 100 mil milhões à Grécia, além dos 110 mil milhões concedidos em Maio de 2010. Em troca, Atenas deve avançar com mais medidas de austeridade.

O referendo grego deixou os investidores com os nervos em franja, provocando um crash nas bolsas europeias. O euro e o petróleo também registam hoje quedas acentuadas. O nervosismo foi visível ainda nos mercados de dívida. Os juros das obrigações dos periféricos subiram em todos os prazos e na Grécia a 'yield' dos títulos de dívida a um ano tocaram nos 200%.

Os mercados estão à beira da crise de nervos... O Povo està ha muito à beira da crise de fome, desesperado, sem nada a perder daqui a pouco. Preocupem-se "mercados"!!!

Aucun commentaire: