20.12.11

Hugo Chavez diz: «Obama, és a vergonha de África»



O presidente da Venezuela acusou o seu homólogo norte-americano de ser «falso», depois de Barack Obama ter alertado que as relações com o Irão não são benéficas para os venezuelanos e de ter questionado algumas políticas do governo deste país sul-americano.

«Nós somos livres e nunca seremos uma colónia tua nem de ninguém (...) Obama, és a vergonha de África, por seres afrodescendente, deixa-nos tranquilos, mas cumprindo com a tua gente, aqui não virás tu nem os Estados Unidos impor-nos nada», disse.

As declarações do presidente Hugo Chávez tiveram lugar no âmbito de um Conselho de Ministros transmitido em directo pelo canal estatal Venezuelana de Televisão, durante o qual o chefe de Estado venezuelano fez referência a declarações de Barack Obama dadas ao jornal «El Universal».

«Obama decidiu atacar-nos (...) Obama, mete-te nos teus assuntos, com o teu país, que levas ao desastre. Agora queres ganhar votos atacando a Venezuela, não sejas irresponsável. Farsa, és uma farsa!», exclamou.

Na entrevista ao «El Universal», o presidente norte-americano demonstrou-se «preocupado» com o governo de Chávez, que, segundo Obama, «restringe os direitos do povo» venezuelano e «ameaça os valores democráticos».

Aucun commentaire: