11.4.12

Alerta de tsunami

O sudeste asiático foi hoje abalado por um forte sismo seguido de uma réplica de 8,2. Até ao momento não há registo de vítimas.

O Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico levantou o alerta de tsunami no oceano Índico, após o forte sismo registado hoje ao largo da ilha de Sumatra, Indonésia.
"Os níveis do mar indicam que a ameaça diminuiu na maioria das regiões, e por esse motivo o aviso de tsunami emitido por este centro é agora cancelado", referiu o norte-americano Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, sediado do Havai e que tem vigiado as correntes do Oceano Índico após o sismo de magnitude 8,6 na escala de Richter e uma réplica de 8,2 na ilha indonésia.
Victor Saridna, geofísico do instituto, afirmou à agência de notícias Reuters que não parece haver perigo, mas que o centro ainda está a "monitorizar a situação."
O primeiro sismo foi também sentido em Singapura, Tailândia e Índia. A agência de notícias AFP revelou que o abalo durou cerca de cinco minutos e ocorreu às 15h38 locais, 9h38 em Lisboa. Imediatamente foi emitdo um alerta de tsunami para todo o Índico.
Com a tsunami de 2004, que matou 230 mil pessoas, ainda na memória gerou-se o pânico, levando muitas pessoas a saírem das zonas costeiras em direção a regiões mais altas. Ainda não se conhecem vítimas ou danos materiais. O Presidente indonésio diz que não há mortos nem feridos graves, mas ainda pode levar alguns dias até se conhecerem os efeitos do sismo.

Aucun commentaire: