7.4.12

Braga, sonho "apagado".

Custódio e João Moutinho disputam a bola

Num jogo de alto grau de dificuldade, em que os “arsenalistas” chegaram a dar mostras de poder vencer, o FC Porto acabou por conseguir “levar a água ao seu moinho”, vencendo, em jogo da 26.ª jornada da Liga ZON Sagres, realizado no Estádio Municipal de Braga, o Sporting local, por 1-0. Um resultado conseguido com um golo do “Incrível Hulk” que, além de deixar a equipa de Leonardo Jardim a cinco pontos da liderança, coloca pressão extra sobre o Benfica, que assim tem de ganhar, segunda-feira, em Alvalade, para poder continuar a sonhar com o título…

Num jogo em que apenas a vitória interessava a qualquer uma das equipas, foi o FC Porto, esta noite com Kléber no lugar de Janko, a melhor entrar na partida, procurando jogar rápido em direcção à baliza de Quim, levando mesmo o Sporting de Braga a recuar no terreno.
No entanto, com o seu melhor onze em campo, a equipa da casa não demorou muito a equilibrar os acontecimento, sendo que, à passagem da meia-hora, já os lances de perigo se sucediam junto das duas balizas, conforme comprovavam, depois dos lances portistas aos 13 e28 m, ambos por Lucho, duas jogadas de perigo para o Sp. Braga: primeiro, aos30 m, num remate de Lima, e, depois, aos37 m, num pontapé de Hugo Viana, que Helton defende com dificuldade. Isto já depois de, aos33 m, Otamendi ter estado perto de fazer auto-golo.
Com as equipas a responderem taco-a-taco, novo lance de perigo só surgiria aos42 m, e para o FC Porto, com Quim a fazer uma excelente defesa a um centro-remate de Hulk.
Com a chegada do intervalo, era o treinador do FC Porto que parecia mais insatisfeito (foi, inclusivamente, advertido por Olegário Benquerença), não apenas porque os primeiros 45 minutos terminavam com um ligeiro ascendente do Braga, mas também porque dois jogadores portistas já haviam visto o amarelo (Defour e Sapunaru)… e porque o empate só beneficiava o Benfica, actual segundo classificado, rival que só entra em campo na segunda-feira, frente ao Sporting. E que, caso vença, isolar-se-ia no comando da classificação.
Obrigado a fazer alguma coisa para alterar o rumo dos acontecimentos, Vítor Pereira retirou de campo a “surpresa” Kléber” e fez entrar Varela, mas foi do Sp. Braga o primeiro lance de verdadeiro perigo, logo aos46 m, com o ex-portista Hélder Barbosa a colocar Lima na cara de Helton e o brasileiro a rematar, de pé direito, já em plena grande área portista… por cima da baliza do FC Porto. Perdida incrível num jogo em que a equipa da casa mostrava também querer vencer a partida.
No entanto, o balde de água fria para os “arsenalistas” aconteceria aos54 m, quando, num passe errado de Hugo Viana, a meio-campo, James Rodriguez aproveitaria para lançar Hulk em profundidade, pela direita, com o brasileiro a entrar na grande-área adversária e a rematar muito cruzado, com Quim a não conseguir evitar a entrada do esférico junto ao seu poste direito. Era o golo do FC Porto, numa altura em que os homens da casa mostravam confiança e (suposto) controlo dos acontecimentos…
Aos 64 minutos, o treinador do FC Porto trocava Álvaro Pereira, já com um amarelo (e que zangado saiu o lateral!), por Alec Sandro, enquanto, no banco do Sp. Braga, Leonardo Jardim optava por fazer entrarPaulo Césarpara o lugar de Alan. A mesma substituição que, de resto, o treinador bracarense já havia feito na Luz, e que poucos resultados havia trazido…
Motivado pela vantagem… e pelo facto da equipa da casa estar obrigada a atacar para, pelo menos, repor a igualdade no marcador, o FC Porto começou a conquistar lances de perigo perto da baliza adversária, com James a falhar uma óptima oportunidade aos 73 m, após centro rasteiro de Varela, da esquerda.
Aos 77 m, era Lima que voltava a mostrar não ser num bom dia para marcar, ao voltar a falhar nova oportunidade, isto numa altura em que Leonardo Jardim já havia feito entrar Carlão para o lugar de Hélder Barbosa.
Apenas dois minutos depois, o Sp. Braga voltava a desperdiçar nova excelente oportunidade para marcar, ainda que, desta feira, com uma ajuda de Otamendi, que, ao tentar cortar um centro rasteiro da direita, enviou o esférico para a sua baliza. Porém, confirmando ter a “estrelinha do jogo”, os “dragões” viam o esférico bater em Helton e rechaçar para a frente, mantendo-se a vantagem azul-e-branca no marcador.
Com pouco mais de oito minutos para jogar, os dois treinadores faziam a última aposta: Vítor Pereira fazia entrar Rolando, para reforçar a defesa, enquanto o técnico bracarense colocava em campoNuno Gomes, numa tentativa de reforçar ao ataque.
No entanto, até final, pouco mais o Sp. Braga conseguiria fazer, com o cansaço a apoderar-se da maior parte dos jogadores da equipa da casa, provocando alguma falta de discernimento que o FC Porto, confortável na vantagem, soube bem aproveitar…
Com este resultado, os “arsenalistas” passam a estar a cinco pontos do líder da classificação, o FC Porto, ao mesmo tempo que “obrigam” o Benfica a vencer, amanhã, em Alvalade, para poder continuar a sonhar, pelo menos, com a possibilidade de ter uma palavra na atribuição do título.

Aucun commentaire: