3.5.12

Dois cegos recuperam parte da visão

Dois cegos recuperam parte da visão
Chris James e Robin Millar conseguiram recuperar parte da visão, graças a um «chip» ocular introduzido por trás da retina.

De acordo com BBC, os dois homens haviam perdido a visão total há vários anos, devido a uma doença, de seu nome retinite pigmentosa, que ataca a retina, causando a destruição das células.

Depois de uma intervenção cirúrgica inovadora, os dois pacientes já conseguem ver a luz e distinguir algumas formas.

Este tratamento fez parte de um ensaio clínico levado a cabo pela Universidade do Hospital Oxford Eye e pelo Hospital King¿s College, de Londres, tendo sido orientado pelo professor Robert MacLaren e Tim Jackson

Através da luz, o chip consegue estimular os pixels, que por sua vez enviam sinais eletrónicos para o nervo ótico e depois para o cérebro.

Os cientistas consideraram um «momento mágico» quando receberam sinais luminosos do aparelho. Era sinal que estava a funcionar.

O professor MacLaren admite que os resultados não são ainda extraordinários. No entanto, considera que, para uma pessoa totalmente cega, poderá fazer toda a diferença, uma vez que pode orientar-se numa sala e, talvez, saber onde são as portas e janelas.

Tim Jackson, cirurgião oftalmologista do Hospital King`s College, afirma que «este tratamento pioneiro está ainda num estágio inicial, mas não deixa de ser um passo importante e excitante em frente, e que pode levar a uma melhor qualidade de vida para as pessoas que perderam a visão por causa de retinite pigmentosa».
TVI24

Aucun commentaire: