10.5.12

"Dracula" Gaspar não garante reposição de subsídios

A reposição gradual dos subsídios de férias e Natal a partir de 2015, prevista no documento de estratégia orçamental (DEO) do Governo, é uma "perspetiva técnica" e não uma "decisão política", disse hoje o ministro das Finanças.
Em declarações perante a comissão parlamentar do Orçamento, Vítor Gaspar recusou comprometer-se com uma data específica para o regresso destas prestações, que foram suspensas para funcionários públicos e pensionistas.
O deputado social-democrata bracarense Nuno Reis mencionou que no DEO está prevista a possibilidade de repor os subsídios a um ritmo de 25 por cento por ano a partir de 2015 - voltando ao total em 2018.
Em resposta, Vítor Gaspar disse que há uma "considerável incerteza" à volta da evolução da economia portuguesa e da europeia.
"Não é possível de forma definitiva projetar o que vai acontecer nos anos seguintes", disse Gaspar. Assim, a hipótese de repor 25% dos subsídios em 2015 é uma mera "perspetiva técnica" e não "um compromisso".
No dia 30 de Abril, durante uma visita à Ovibeja, Pedro Passos Coelho tinha garantido a reposição gradual dos subsídios de Natal e de Férias a partir de 2015.
"A partir de 2015 iniciaremos a reposição dos subsídios e dos cortes salariais retirados aos funcionários públicos", afirmou o primeiro-ministro, reforçando: "O nosso desejo é que os subsídios sejam repostos rapidamente".Ler mais: http://expresso.sapo.pt/gaspar-nao-garante-reposicao-de-subsidios=f724660#ixzz1uV74mC66

Aucun commentaire: