21.7.12

Mistério dos «Pilares da Criação» começa a ser desvendado


Mistério dos «Pilares da Criação» desvendado

O mistério de um dos mais famosos fenómenos astronómicos pode finalmente ter chegado ao fim.

Cientistas da NASA acreditam que os «Pilares da Criação» foram destruídos há cerca de 6 mil anos por uma onda de impacto provocada por uma Supernova, no entanto, por estarem a 7 mil anos-luz de distância, a destruição só chegará à Terra daqui a mil anos.

Os famosos três «Pilares da Criação» foram fotografados, pela primeira vez, pelo Telescópio Espacial da NASA - o Hubble -, em 1995, na Nebulosa da Águia, onde as estrelas nascem através de poeira e de hidrogénio. Porém, até agora, os especialistas ainda tinham dúvidas de como se teriam formado.

Spitzer, um telescópio espacial que deteta infravermelhos, tirou uma nova fotografia, onde mostra a poeira intacta das torres, ao lado de uma gigantesca nuvem de poeira quente, que teria sido queimada pela explosão de uma estrela ou de uma supernova.

«Eu lembro-me de ter visto uma fotografia dos pilares há mais de uma década. E ter ficado inspirado para me tornar um astrónomo», contou, ao jornal «Daily Mail», Nicolas Flagey do Instituto de Astrofísica Espacial, na França.

«Agora, descobrimos algo de novo sobre esta região, que pensávamos conhecer muito bem», acrescentou.

Mistério dos «Pilares da Criação» desvendado

Spitzer é um telescópio espacial que deteta infravermelhos, ou seja, uma luz de maior comprimento de onda, que os nossos olhos não conseguem ver.

Permite, por isso, ao observatório, ver a poeira e através dela, dependendo do comprimento da onda de infravermelhos que se está a observar.

«Há mais qualquer coisa, além das estrelas, que está a aquecer a poeira», disse o Alberto Noriega-Crespo, assessor do Flagey na Ciência Spitzer Center.

«Com o Spitzer, poderemos obter a resposta».
TVI24

Aucun commentaire: