25.8.12

Benfica - Este Jesus so inventa: Rua!


Época após época com Jorge Jesus, o futebol do Benfica vem perdendo fulgor e enfrentando cada vez maiores dificuldades de imposição. Sintoma desta fraqueza é o crescente número de jogos em que a equipa se revela impotente para segurar uma vantagem inicial, como ocorreu na jornada inaugural da Liga, frente ao Sporting de Braga: já são mais as vantagens desperdiçadas do que as reviravoltas conquistadas.
 
Enquanto na primeira temporada do actual treinador, em que alcançou o título, o Benfica só consentiu um empate nestas condições (em Setúbal), nos anos seguintes o número cresceu para três jornadas. Mas esta diferença é ainda mais significativa quando se analisam todas as competições: de 3 jogos no primeiro ano, para 4 no segundo e 9 no terceiro.
No sentido inverso, estão as vitórias e empates conquistados após os adversários marcarem primeiro: desceu de 6 jogos no primeiro e no segundo ano de Jesus, para apenas 4 na época transacta, incluindo os triunfos em Paços de Ferreira e Setúbal. Considerando apenas os jogos da Liga, tal resulta num balanço negativo de -16 pontos concedidos contra 15 conquistados.
No final do encontro com o Sporting de Braga, além do reavivar da frustração de não conseguir iniciar o campeonato com um triunfo, os adeptos encarnados também lamentavam os erros defensivos que permitem tais deslizes. É inevitável comparar este início com o desgaste do Verão de 2011, quando consentiu quatro empates (Trabzonspor, Gil Vicente, Twente e Manchester United) depois de ter estado em vantagem no marcador.
Como os números não enganam, do ponto de vista psicológico também se esboça uma tendência negativa para o Benfica. Não só se tornaram cada vez mais raras as entradas de rompante, os chamados "minutos à Benfica", como são mais frequentes os finais de aflição, os "ai Jesus" a roer as unhas contra a iminência de pontos perdidos. Habitualmente em associação a dramas individuais, que incluem expulsões, auto-golos ou penaltis desperdiçados, como a estreia desastrada de Melgarejo na posição de lateral esquerdo.
João Querido Manha - CM

Aucun commentaire: