14.8.12

Historia - Guerra do Paraguai

 
Guerra do Paraguai 3 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, aconteceu entre 1864/65-70, foi o conflito mais sangrento na história latino-americana, travada entre o Paraguai e os países aliados da Argentina, Brasil e Uruguai.
O Paraguai tinha sido envolvido em disputas de fronteira e tarifária com os seus vizinhos mais poderosos, Argentina e Brasil, por ano. Os uruguaios também haviam lutado para alcançar e manter sua independência em relação aos mesmos poderes, especialmente da Argentina.
Em 1864, o Brasil ajudou o líder do Partido Colorado do Uruguai a derrubar seu oponente Partido Blanco, ao que o ditador do Paraguai, Francisco Solano López, acreditava que havia ameaçado o equilibrio regional do poder, e entrou em guerra com o Brasil.
Bartolomé Mitre, presidente da Argentina, organizou então uma aliança com o Brasil e Colorado-controlados Uruguai (Tríplice Aliança), e juntos eles declararam guerra ao Paraguai em 01 de maio de 1865.
Francisco Solano López então formou um exercito de 50.000 homens, então o mais forte na América Latina, isso foi visto por muitos como uma agressão para o engrandecimento nacional, mas, como a guerra avançava, muitos argentinos e outros viam o conflito como uma guerra de conquista de BartoloméMitre.
No início da guerra, em 1865, as forças paraguaias avançaram para o norte para a província brasileira de Mato Grosso e para o sul para a província do Rio Grande do Sul. Problemas logísticos e o acúmulo da força das tropas aliadas, que logo em desvantagem numérica do Paraguai por 10 a 1, foram forçados a retirar os paraguaios por trás de suas fronteiras. Em junho de 1865 as forças navais brasileiras derrotaram uma flotilha paraguaia, no rio Paraná, perto da cidade argentina de Corrientes, em janeiro de 1866 os aliados bloquearam os rios que levavam ao Paraguai. Em abril, Mitre levou uma força aliada de invasores para sudoeste do Paraguai, mas foi impedido de avançar por dois anos. Ferozes batalhas foram travadas, a mais notável, foi vencida pelos paraguaios em Curupayty, em setembro de 1866, fato que inibiu qualquer ofensiva dos aliados por quase um ano. Ambos os lados sofreram pesadas perdas na campanha.
Em janeiro de 1868 Mitre foi substituído como comandante. Em fevereiro as embarcações brasileiras quebraram as defesas paraguaias na fortaleza do rio Humaitá, perto da confluência dos rios Paraná e Paraguai, e bombardeou a capital Assunção. Na Campanha de Lomas Valentinas em dezembro, o exército paraguaio foi aniquilado. Francisco Solano López fugiu para o norte e foi morto em 1 de março de 1870.
O povo paraguaio estava fanaticamente envolvido com os ideais de López de guerra, e como resultado eles lutaram até o ponto de dissolução. A guerra deixou o Paraguai totalmente prostrado; sua população antes da guerra era de cerca de 525 mil e foi reduzido para cerca de 221.000 em 1871, dos quais apenas cerca de 28 mil eram homens.
Durante a guerra os paraguaios sofreram não só com o ataque do inimigo, mas também de desnutrição, doenças e a dominação de López, que torturou e matou um número incontável. Argentina e Brasil anexa cerca de 140.000 quilômetros quadrados do território paraguaio: Argentina ficou com a maior parte da região de Misiones e parte do Chaco entre o Bermejo e Pilcomayo rios; o Brasil aumentou a sua província de Mato Grosso. Ambos exigiram uma indenização de grande porte (que nunca foi pago). Enquanto isso, os colorados ganharam o controle do Uruguai, e eles mantiveram esse controle até 1958.
Guerra do Paraguai 1 500x306 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai 2 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai 4 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai 5 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai 6 Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai   Resumo Batalhas

Aucun commentaire: