24.11.12

Cavaco....silva!

O Presidente da República não faltou aos prémios Gazeta. Isto não era uma piada, aconteceu mesmo. E não só marcou presença como deixou em Belém o fato tradicional de Ramsés II. Vestiu-se, desta feita, de comediante. Não estou com isto a mandar uma indireta à habitual e estranha escolha de gravatas do senhor presidente, que devo confessar que já me proporcionaram muitos momentos de felicidade e boa disposição. Não estava a ser literal, o 'vestir' teve a ver com o estilo de comunicação utilizado e não com a farpela escolhida para usar no evento.
Vejamos. "Todos sabem que o silêncio do Presidente da República é de ouro, hoje a cotação do ouro foi 1.730 dólares por onça, uma onça são 31 gramas, mais 1,7% do que a cotação do ouro naquele dia de setembro em que a generalidade dos portugueses ficou a saber o significado da conjugação de três letras do alfabeto português: "tê, ésse, u" (TSU)", afirmou Aníbal Cavaco Silva.
Senhor Presidente, ao seu estilo parodiante de Lisboa respondo com as palavras sábias de António Sala, um entendido em matérias de ouro. Reza assim: "eu sou o António Sala e vejo o mundo em cada vez mais crises financeiras (...)". Ora até aqui estamos todos de acordo, com a única diferença de António Sala fazer questão de dizer isto trezentas vezes ao dia na televisão e na rádio e o senhor presidente optar pelo silêncio dourado, conveniente e quentinho. Mas continuando: "as dívidas dos países crescem indefinidamente e criam um fardo insustentável para as gerações futuras (...)". De certeza que V. Exa. nada tem a ver com isto, até porque não esteve envolvido na política nos últimos 35 anos, muito menos em cargos que possam ter ajudado a criar este monstro imparável e glutão. Nunca foi Primeiro-ministro deste país, nunca foi reeleito para o cargo, não é o atual Presidente da República depois de reeleito. Enfim, é apenas um tipo silencioso que sabe que isso vale ouro.
"A instabilidade política alastra-se por todo o globo, o desemprego atinge níveis inimagináveis..." Pois, isso é que é pior, mas não dramatize, senhor António Sala. Senhor Presidente, ainda estamos com vontade de rir? Mas há mais: "e os governos imprimem cada vez mais moeda colocando os mercados financeiros em instabilidade permanente".'Satisfeitinho' com a cotação, senhor presidente? Sempre a subir, esta maluca.
Ora vamos à parte boa, em que António nos vai resolver o problema, salvar o mundo e comprar o seu silêncio, esperemos que para toda a eternidade (política, entenda-se) porque confesso que sempre me incomodou. E aqui vai: "por isso, meus amigos, fico muito preocupado, e cada vez que posso compro ouro em forma de moedas ou barras...". Óptimo António, esperemos que também possas comprar ouro em forma de esfinge.
Resumindo, acho que devemos seguir os conselhos de António Sala, especialmente quando diz: "informe-se, proteja-se do caos financeiro e invista em estabilidade (...)". Chamemos imediatamente o senhor e ele que traga uma balança calibrada. Aproveitemos o valor do silêncio de ouro do Presidente, que pelos vistos está com boa cotação, pelo menos no entender do próprio, e livremo-nos deste bem 'duradouro' que tantas dores de cabeça nos tem trazido, ao longo de décadas.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sr-antonio-sala-quer-comprar-o-silencio-de-ouro-do-presidente-cavaco-silva=f768995#ixzz2DBR2BzrU

Aucun commentaire: