23.11.12

Diz Henrique Monteiro: Cavaco, o silêncio, o ouro e o chumbo

Cavaco não tem jeito para dizer piadas. Não tem mal, nasceu assim. Esta é uma asserção semelhante a dizer que Herman José não tem jeito para ser Presidente da República. Cada um é para o que nasce. Mas, se não tem jeito, para que as diz?
Cavaco falou numa cerimónia de prémios de jornalismo para explicar que está em silêncio e lembrou que o silêncio é de ouro e que o ouro está a 1730 dólares por onça. Uma pessoa que saiba o valor das palavras e tenha apurado sentido de humor, não utiliza o vocábulo onça, porque o trocadilho com amigo da onça torna-se muito simples. E também não usa a expressão "estar calado" porque existe aquele provérbio que diz "o calado é o pior".
Tudo isto para se chegar à conclusão óbvia: ninguém quebra o silêncio apenas para explicar por que se mantém em silêncio. Se todos entendessem o silêncio presidencial como resultado de uma profunda reflexão (como pretendeu o Chefe do Estado no seu discurso), nenhuma explicação lhe seria exigida. O problema é que o silêncio de Cavaco, justa ou injustamente, tem sido tomado por dois motivos, ambos maus para ele: há quem pense que é desnorte e há quem pense que é cumplicidade.
Seja qual for o motivo, só lhe vale a pena usar da palavra para desmentir um, ou ambos, os motivos.
Twitter: @HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro
Facebook:Henrique Monteiro http://www.facebook.com/hmonteir

Aucun commentaire: