4.11.12

Texto - Chegada ao Brasil: PEP…?



E de confessar que o Brasil nunca deixa de surpreender… Apos valorosa aterragem, amenizada pela climatização do avião, sai-se e recebe-se logo como um bafo de inferno. 

São seis horas da manhã, mas as labaredas do sol tropical Invadem tudo e impedem qualquer descanso ao Europeu que, sem transição primaveril, passa do Inverno para o escaldante Outono brasileiro. 


Num Pais em que a denuncia é o primeiro desporto Nacional (depois do “futchibol”) é-se, mesmo assim, surpreendido pelas mensagens afixadas nos ônibus (autocarros): “denuncie, liga para…”).


Mas o calor matutino pouco importa: o Rio é lindo Pelas suas paisagens, pelo calor dos seus Indígenas, cariocas; mas, primeira realidade brutal: o Brasil é um pais devorado pela corrupção.

 

Pais de burocratas e tecnocratas, todos se fazem Ao “jeitinho”; qualquer formalidade leva um tempo infinito, a não ser que haja amigos que, de pata untada, dêm um jeitão! 


O titulo desta crónica pode parecer curioso: PEP? Que será? Povo enganado permanentemente? Políticos em progresso? Prostitutas em procissão? Não, Nada disso; apenas o que os burocratas brasileiros impuseram ao autor,  impedindo-o durante meses, a simples abertura de uma conta bancária. Mais,  menos formulário, vai-se vivendo na esperança longínqua de que um dia, milagre, a sorte bafeje o impetrante. 


Mas, voltemos ao PEP; trata-se de supostamente "proteger" funcionarios internacionais contra o crime organizado no Brasil (isto é contra todos, incluindo os politicos), ideia de  uma mente superior do reino da “burocorrupracia” e que, traduzido do “brasilês”,


Da e significa: “Pessoa Exposta Politicamente”! 


Da-sse...Silva! Tendo passado incólume e de longe pelos tempos de Salazar, alguma vez teríamos imaginado esse tipo de palavrão? PEP! Não apetece logo responder com outra sigla (PQP)? (Puta que pariu!) 


Rio de Janeiro, 22 de Abril de 2012.


JMIRA 

Aucun commentaire: