26.2.13

Continente é encontrado sob as praias das Ilhas Maurício


Sob as paradisíacas praias das Ilhas Maurício reside um microcontinente que já uniu Índia e Madagascar
Foto: Divulgação


OSLO - Sob as águas do Oceano Índico, abaixo das ilhas Reunião e Maurício, residem vestígios de um continente antigo, há muito escondido, segundo pesquisa de uma equipe internacional liderada pelo norueguês Trond Torsvik publicada na edição desta semana da revista “Nature Geoscience”.
A equipe de pesquisadores analisou as areias das praias dessas ilhas, formadas a partir da erosão de rochas vulcânicas que eclodiram nove mil anos atrás. Junto com essa areia, os cientistas encontraram minerais de zircão e areias antigas, típicas de crostas continentais, com idades entre 660 e 1.970 milhões de anos, o que sugere a existência de fragmentos de um antigo microcontinente abaixo das ilhas. As peças devem ter sido trazidas para a superfície por atividade vulcânica recente.
O microcontinente conhecido como Mauritia se separou há cerca de 60 milhões de anos, quando Madagascar e Índia se destacaram, segundo os pesquisadores, e ficou escondido embaixo de uma grande quantidade de lava.
O desmembramento dos continentes é frequentemente associado a fenômenos geológicos conhecidos como as plumas mantélicas, bolhas gigantes magma que sobem das profundezas da Terra para suavizar as placas tectônicas. Quando a zona de ruptura fica na extremidade de uma massa de terra (neste caso Madagascar e Índia), fragmentos desta massa pode permanecer separada, como no caso de Mauritia.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/continente-encontrado-sob-as-praias-das-ilhas-mauricio-7666631#ixzz2M2NLaHrm

Aucun commentaire: