21.9.13

Texto - Dialogos com o Cristo - 21-09-2013


Draiiinnnnggg….

 

Pelo toque (“da viola”), adivinhei logo de quem se tratava…

 

Mesmo assim, usando de ingénuo truque (que nem engana qualquer “perito em esperteza saloia”), respondi em voz baixa e submissa:

 

- Alô, quem fala?”

 

E o esperado trovão rebentou, fez tremer os vidros das janelas, cair a taça de champanhe, deixando-me em amedrontada expectativa.

 

- Então você já não reconhece o toque do amigo? Já se esqueceu dos bons tempos passados no Rio,... deste cara que sempre o apoiou?...

 

Hesitei alguns segundos que me pareceram longos… com resposta pronta,... prestes a falar,... e vem novo trovão (e raios logo a seguir).

 

- Você não abre a boca não! Você é o ser mais ingrato que eu conheci, você é um cara de cara…, você é burro como um brasileiro do nordeste, você…você…

 

…Acabei por interrompê-lo porque um “Cara do Corcovado” irritado não tem limites…

 

- …Seu “Cara” sei o porquê da sua irritação; é verdade que eu nunca mais falei com você e lhe apresento as minhas desculpas; mas o meu regresso à velha Europa não foi fácil, não! Sai do seu Rio triste por deixar essa cidade tão maravilhosa e, ao mesmo tempo, com a esperança de um regresso feliz a uma civilização conhecida; não foi o caso; a gente  idealiza e depois confronta com a realidade que não mudou…

 

Interrompe-me

 

- Mas que estava esperando você, seu cara? Que as pessoas se tinham tornado todas bondosas? Que o governo do seu Pais tinha enfim compreendido que as instituições europeias não mais fazem de vocês que ratos-proveta? Que a mudança de clima lhe ia trazer a saúde? Que os europeus seus colegas iam lidar com você com mais solidariedade???

 

Agora, já mais calmo, ia desbobinando a sua argumentação:

 

- Você pensa que o tempo ou a distância afogam as magoas? Nada disso amigo Mira, nada disso! A só maneira de resolver os problemas é enfrentando-os com coragem. E eu até sei que ela não falta a você…

 

- Mas Cara, eu tenho agido na minha vida sempre de forma honesta, irrepreensível nas funções que tenho exercido e até, talvez, com alguma competência, creio, e mesmo nessa esfera arranjaram maneira de me colocarem um processo disciplinar!

 

- Eu sei cara, estou ao corrente mas não conheço os pormenores; o que é que você fez pra isso? Roubou, matou, não acatou ordens?

 

- Nada disso Cara, limitei-me a dizer que no consulado do Rio há quem roube e não acate ordens “superiores”…

 

- E só isso cara?! E por isso lhe põem um processo?

 

- Juro Cara! E, entretanto, quem prevaricou continua impávido e sereno!

 

- E djimaiz cara!!! Mas fica descansado que eu vou tratar do assunto para você!!!

 

- Obrigado Cara; você me tem ao corrente ta?

 

- Você não duvida amigo Mira. O cara esta aqui para ajudar você; só peco uma coisa: que você va falando comigo.

 

E desligou.

 

Bordeaux, 21 de setembro de 2013.

 

JoanMira

Aucun commentaire: