5.2.14

Toulouse - França - Em entrevista ao LusoJornal, O vice-cônsul Paulo Santos diz querer "arrumar a casa"

Tomou posse a 13 de janeiro destea no o novo Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Paulo Santos, funcionário daquele Consulado há 29 anos, nomeado para exercer funções durante os próximos três anos.
O novo Vice-Cônsul admitiu que quando aceitou “o convite para a chefia do Posto sabia que seria confrontado com imensas dificuldades”, daí que seja um trabalho que considera “desafiante”.
É necessário “arrumar a casa, que está um bocado mal arrumada com tudo o que aconteceu no passado, mas o passado é o passado e é com o passado que se constrói o futuro”, disse ao LusoJornal.
O anterior Vice-Cônsul, Joaquim Santos, faleceu no verão passado, poucos meses depois de ter tomado posse do cargo.
As maiores dificuldades, aponta Paulo Santos, têm que ver com as contas do Consulado, mas também com a falta de efetivos daquele Posto. “Em pouco tempo reformaram-sequatro pessoas, o efetivo está um pouco reduzido”, revelou o Vice-Cônsul.

“Ainda há pouco tempo éramos nove funcionários, neste momento estamos reduzidos a quatro administrativos e um contínuo. E com este novo fluxo emigratório tem havido muita, muita gente a dirigir-se aos Postos consulares, cada vez mais”, explicou.
A redução de funcionários numa altura em que cada vez mais cidadãos necessitam dos serviços do Consulado leva a que os funcionários tenham que fazer horas extraordinárias, de forma a conseguirem atender a população que se dirige ao posto.

O Consulado conta com uma nova funcionária que integrou o quadro a 2 de dezembro e não prevê novas colocações.

A área consular do Posto de Toulouse compreende 9 departamentos franceses e contabiliza, em ficheiro ativo, de cerca de 56 mil inscritos. Está previsto para breve o início de Permanências Consulares “em Perpignan, onde também há uma grande Comunidade portuguesa ali instalada”, revelou.

Além do atendimento ao público, Paulo Santos explicou que o Consulado presta também “apoio ao ensino do português, à Cristina Graça que atualmente é professora no Instituto Camões, e tem quase 190 alunos”.

Apoia também o movimento associativo da região, que neste momento conta com 43 associações inscritas no Vice-Consulado.

“Queria realçar o empenho extraordinário dos meus colegas e dos funcionários do posto, que com menos efetivos procuram desenvolver o seu trabalho e garantir a continuidade dos serviços, em termos de organização e bem servir a Comunidade portuguesa
nesta área de jurisdição. Eles têm feito um esforço extraordinário. É
uma pequena equipa, mas somos unidos”, sublinhou o ViceCônsul,
Paulo Santos.

Aucun commentaire: