3.8.14

Lago Gafsa nasceu no meio do deserto na Tunisia

Lago 'nasce' no meio do deserto da Tunísia

Depois das misteriosas crateras na Sibéria, a ciência tem um novo enigma: um lago de 18 metros de profundidade e mil metros de área no meio da areia tunisina. O Lac de Gafsa até já tem página no Facebook.
 
Tem página no Facebook e não é miragem. A sua existência já apareceu em tudo o que é jornal e blogue. Depois das já famosas crateras na Sibéria, o novo fenómeno ambiental mundial é um lago no meio do deserto.

Chama-se Lac de Gafsa e terá aparecido, subitamente, no meio da areia, em meados de julho. Ninguém conseguiu ainda explicar a sua existência, mas não faltam curiosos. Há dois mil e 500 pessoas a gostar da página especial na rede social, e outras tantas que já foram em peregrinação ao local. Apesar das águas do lago estarem interditas a banho, isso não impediu que muitos locais mergulhassem no turquesa cristalino da já conhecida como praia de Gafsa.

Numa zona rica em fosfato, há riscos de a água estar contaminada com químicos perigosos. O lago terá cerca 18 metros de profundidade e mil metros de área. As primeiras explicações geológicas referem a hipótese de um sismo ter aberto uma fenda nas rochas do 'fundo' do deserto, deixando escapar por ali as águas das chuvas retidas.
Diario de Noticias - Portugal

Aucun commentaire: