31.12.14

Texto - Miséria, luxo e corrupção - 31-12-2014


 Durão Barroso Caricatura

Miséria, luxo e corrupção

Se Portugal, com os seus modestos 10 milhões de habitantes, apenas consegue oferecer um salário de 500 €uros aos seus diplomados, se ainda por cima (neste caso por baixo), tem cedido ao ultimato de troikas, Banco €uropeu, FMI… e outros tantos agiotas, se incentiva os jovens a “ir ganhar experiência para o estrangeiro”, se organiza o desemprego para que, segundo as sacrossantas regras do liberalismo, o preço do trabalho seja cada vez menos oneroso para os patrões, se se alheia do destino dos seus idosos, jovens, reformados, doentes… Cabe-nos colocar uma questão central: a que servem aqueles que elegemos para dirigirem os destinos do Pais?


Todos sabemos que o capitalismo só tem um único objectivo: permitir ganhar muito dinheiro aos vigaristas mais hábeis e espertos mediante a submissão dos escravos dos tempos modernos que são os trabalhadores.

O escritor francês Emile Zola retrata com realismo e talento, de forma premonitória, os mecanismos do capitalismo, no fim do século XIX, através da descrição da Bolsa e seus agentes, no livro “L’argent”.
  
Já nesses tempos era assim: o Povo trabalhava e os abutres constituíam imensas fortunas à custa da imensa maioria de quem labutava e sobrevivia na miséria; mas, entretanto,  a Sociedade foi-se organizando para constituir um contrapeso social à “manha” do capital, através de Leis que, progressivamente,  foram devolvendo alguma justiça à grande maioria dos menos poderosos… Instaurou-se a Democracia.

Mas actualmente que nos resta do progresso social? Após 40 anos sobre a “Revolução da Esperança”, resta-nos contar os sobreviventes e observar a raiva de muitos que foram espoliados da sua Nação!

Governantes presos, outros a caminho da jaula, banqueiros vigaristas, gatunos que nos retiraram uma vida decente, o pouco que resta de Portugal não vos pertence…Restituam rapidamente os bens que nos pertencem sem esperar pela justiça popular de um dia, tarde ou noite sangrenta.

Em vésperas de Ano Novo desejo a todos os Amigos melhor e feliz vida.

Toulouse, 31 de dezembro de 2014.

JoanMira 


Aucun commentaire: