26.2.15

Brasil: Doze pessoas mortas em operação da Polícia Militar


Nas primeiras horas do dia 06 de fevereiro, uma operação da Rondesp (Rondas Especiais da Polícia Militar) no bairro de Cabula na cidade de Salvador, Estado da Bahia, resultou na morte a tiros de 12 moradores da comunidade e outros quatro feridos. Todos as vítimas eram do sexo masculino e a maior parte jovens e negros. Segundo relatos de moradores ouvidos pela Amnistia Internacional, os jovens teriam sido executados por polícias militares. Há indícios de que não houve perícia adequada e que a cena do crime não estava intacta. 

Moradores do bairro de Cabula dizem estar com medo sentirem-se ameaçados já que, desde então, a presença de políticas militares no bairro intimidando os moradores tem sido constante. A violência perpetrada por polícias é sistemática neste bairro. Membros da Campanha “Reaja ou será morto/a” (um importante movimento que atua denunciando violência policial em Saldavor), incluindo um de seus membros mais ativos, Hamilton Borges Walê, também têm sido intimidados. 

O Governador do Estado da Bahia disse à impressa que não há nenhum indício de que a atuação da Polícia Militar neste caso estava fora da lei.  Em comunicação oficial, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia afirmou que a operação policial teria ocorrido em resposta a uma denúncia a respeito de um assalto a uma agência bancária na região e teria resultado em apreensão de drogas e armas. O comunicado afirma ainda que os polícias militares teriam entrado em confronto com 30 pessoas no bairro. Um polícia ficou ferido sem gravidade.

Amnistia Internacional

Aucun commentaire: