12.4.15

Lista B Rosa Teixeira Ribeiro venceu eleições para Sindicato dos Trabalhadores Consulares


Rosa Teixeira Ribeiro venceu eleições para Sindicato dos Trabalhadores Consulares

A lista B, liderada por Rosa Teixeira Ribeiro, venceu hoje as eleições para os corpos gerentes do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), que decorreram em Paris.
Rosa Teixeira Ribeiro, funcionária do consulado de Portugal em Paris, disse à Lusa que irá "alterar radicalmente" a sua vida, para vir para Lisboa trabalhar na sede do sindicado.
Rosa Teixeira Ribeiro afirmou que começou já a trabalhar, tendo-se reunido hoje, após o ato eleitoral, com alguns membros da sua lista, uma reunião que continuará no domingo.
"Na segunda-feira iremos já iniciar o expediente para pedir reuniões à tutela para apresentar as nossas propostas", acrescentou.
Rosa Teixeira Ribeiro tomou posse hoje, logo após terem sido proclamados os resultados do escrutínio.
À Lusa, em vésperas do ato eleitoral, a nova dirigente sindical, deu conta do "problema do estatuto profissional".
"Temos colegas que estão sujeitos ao regime de 44 horas por semana, o que nos parece de todo absurdo. São colegas ao serviço nas residências, essencialmente embaixadas, que podem ser cozinheiros, pessoal de serviço ou motoristas", disse.
De acordo com Rosa Teixeira Ribeiro, em Portugal, os cozinheiros e motoristas da Presidência da República "estão sujeitos ao regime normal da administração pública, que é de 40 horas".
Rosa Teixeira Ribeiro propõe a criação de um indicador de custo de vida adaptado à realidade dos trabalhadores consulares e das missões diplomáticas de Portugal.
O acesso ao sistema de segurança social de todos os funcionários consulares era um dos pontos comuns das duas listas.
A indefinição do estatuto dos funcionários do Instituto Camões no estrangeiro, a "degradação quotidiana" das condições de trabalho, a reivindicação de um serviço centralizado para a apresentação do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS), e a luta pela contratação de trabalhadores em condições dignas e não empresas terceirizadas, foram outros pontos abordados na campanha das candidatas.

Noticias ao Minuto - Portugal

Aucun commentaire: