8.5.15

Aconteceu a 8 de maio

 1782 - Marquês de Pombal      Nasceu a 13 de Maio de 1699
Marquês de POmbal
A 8 de Maio de 1782, morre, em Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.
 
 1945 - Data formal do Fim da II Guerra Mundial na Europa
Manifestação de comemoração do fim da II Guerra Mundial junto à Embaixada Americana em Lisboa, em 8 de Maio de 1945 - Arquivo Diário de Notícias
Após o suicídio de Hitler, ocorrido a 30 de Abril de 1945, o que restava do exército alemão rende-se aos Aliados, a 7 de Maio. Pretendia-se que o fim da II Grande Guerra na Europa fosse comemorado apenas no dia 9, mas, a 8 de Maio de 1945, inúmeras capitais europeias já comemoravam o fim da II Grande Guerra na Europa. Salazar dirige-se às embaixadas americana e britânica e à legação francesa, a fim de apresentar cumprimentos aos representantes dos países ocidentais que venceram este conflito. Esteve também presente na Assembleia Nacional, reunindo-se aos deputados que manifestavam o seu agrado pelo fim das hostilidades, tendo salientado que «a Providência dispôs em seus altos desígnios que pudéssemos atravessar o conflito sem sermos directa e activamente envolvidos nele».
Fonte: Diário de Lisboa n.º 8063, 2ª Tiragem, de 08-05-1945, 25º ano de publicação, pp. 1, 4 e 5
 
O povo saiu à rua gritando vivas aos vencedores deste conflito, hasteando bandeiras dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Benfica. Sim, leu bem, do Benfica, já que a bandeira vermelha da União Soviética – um dos vencedores da guerra na Europa - não era permitida pela polícia política.

O Leme - Portugal

Aucun commentaire: