12.6.15

Portugal: Metodologia inovadora no diagnóstico e tratamento do cancro da mama


Pedro Ferreira
A dissertação de mestrado de Pedro Ferreira, engenheiro biomédico, ganhou o primeiro prémio na Worldwide Academic Competition 2015, na categoria “Future of Health”, uma iniciativa promovida pela Future Ideas.

Pedro Ferreira desenvolveu um trabalho em torno de uma técnica de imagem médica inovadora na detecção de cancro da mama, a tomossíntese mamária. Esta tecnologia já é utilizada em alguns hospitais, mas poderá vir a ter um impacto muito maior no diagnóstico do cancro da mama se forem usados algoritmos matemáticos sofisticados de obtenção das imagens. 

Estes algoritmos, apesar de conhecidos há muito, não são utilizados clinicamente devido ao seu elevado tempo de computação. A metodologia utilizada por Pedro Ferreira poderá levar à utilização massiva destes algoritmos através do recurso à computação em placas gráficas. Além das vantagens para o diagnóstico, estes algoritmos podem permitir reduzir a quantidade de radiação a que são submetidos os pacientes hoje em dia.

O jovem recém-graduado realizou este trabalho no IBEB-FCUL, integrado num projeto de investigação financiado
pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em parceria com o NOVA LINCS, um laboratório de investigação em
Engenharia Informática da FCT-UNL. O trabalho foi orientado por Nuno Matela, investigador do IBEB e professor
do Departamento de Física da FCUL e por Pedro Medeiros, professor daquele laboratório da FCT-UNL.

Além do galardão atribuído recentemente pela Future Ideas, Pedro Ferreira já pôde apresentar os resultados desta investigação em duas conferências internacionais, uma em julho de 2014, em Barcelona, em Espanha, outra em março de 2015, em Silicon Valley, na Califórnia, nos EUA.

Ciência Hoje - Portugal

Aucun commentaire: