17.6.11

A DANÇA DOS NOMES PARA O GOVERNO


A dança dos nomes para o novo Governo

Carlos Costa nas Finanças e Catroga na Economia? Saiba que referências se ouvem nos bastidores

Passos Coelho e Paulo Portas já chegaram a acordo e um novo Governo está assim a caminho, tendo já cometido uma primeira gaffe. Entretanto, a pergunta que mais se faz agora é a quem caberá liderar os ministérios que serão criados.

Em público, nenhum dos dirigentes envolvidos faz qualquer referência a nomes e a pastas. Mas nos bastidores da política há referências muito insistentes.

Serão oficialmente anunciadas entre esta semana e o início da próxima, mas Passos Coelho já iniciou os contactos formais para os 11 ministérios que vai criar. E a agenda de contactos tem sido intensa, sobretudo para a pasta das Finanças.

Se Vítor Bento mantiver a recusa, Passos poderá apostar em Carlos Costa, o Governador do Banco de Portugal para a pasta das Finanças.

Eduardo Catroga, um dos nomes mais apontados para o cargo, poderá afinal vir a ficar com a Economia.

Os ministérios do CDS-PP

Na dança dos nomes, há algumas cadeiras que poderão já estar ocupadas. Nos três ministérios reservados ao CDS-PP, o dos Negócios Estrangeiros terá como escolha natural o parceiro de coligação, Paulo Portas.

Bagão Félix poderá assumir um ministério que junta assuntos sociais, saúde e Segurança Social. Os populares deverão ficar também com a Agricultura.

Paulo Rangel na Justiça?

Nos ministérios que sobram, Aguiar Branco é dado como provável na Defesa. Paulo Rangel é possível na Justiça, Jorge Moreira da Silva no Ambiente.

E Miguel Relvas poderá assumir a presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares. Também Miguel Macedo é um nome a ter em conta num futuro executivo.

E é a todos que Passos Coelho quer ouvir antes de anunciar o programa do Governo. São ainda só nomes, mas alguns poderão já ter cadeira reservada.

Aucun commentaire: