17.6.11

NOVO GOVERNO DE PORTUGAL ESTA CONSTITUIDO

O Novo Governo de Portugal

Passos Coelho já apresentou o elenco governativo a Cavaco Silva. O nome inesperado é Paulo Macedo na Saúde, mas há mais surpresas. A Assembleia da República entra já em funções segunda-feira.

Este Executivo toma posse até quarta-feira, antes do Conselho Europeu, que começa dia 23. A partir do dia da posse, o Governo tem dez dias para levar o seu programa à discussão no Parlamento. Só aí é que o novo executivo entra plenamente em funções.

Novo Governo

Primeiro Ministro - Pedro Passos Coelho

Ministro Negócios Estrangeiros - Paulo Portas
Ministro das Finanças - Vítor Gaspar
Ministro da Economia - Álvaro Santos Pereira
Ministro da Educação - Nuno Crato
Ministro da Saúde - Paulo Macedo
Ministro da Segurança Social - Pedro Mota Soares
Ministro da Agricultura, Ambiente e Território - Assunção Cristas
Ministro da Defesa - Aguiar Branco
Ministro da Justiça - Paula Teixeira da Cruz
Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo
Ministro dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Marques Guedes
Secretário de Estado adjunto do PM - Carlos Moedas

Duas mulheres e quatro independentes no novo Governo

Além dos quatro ministros independentes que integrarão o novo Governo, Paula Teixeira da Cruz e Assunção Cristas serão as caras femininas do executivo.
A vice-presidente do PSD e ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, assumirá a pasta da Justiça e Assunção Cristas assumirá a pasta da Agricultura, Ambiente e Território, tendo também a responsabilidade de ficar com a gestão dos fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). Estas são as duas mulheres que integrarão o novo executivo.
O Governo de Pedro Passos Coelho contará ainda com 4 independentes. Assim, a pasta da Saúde ficará a cargo de Paulo Macedo, Santos Pereira ficará com a Economia, as Finanças com Vítor Gaspar e o Ministério da Educação com Nuno Crato.
Vítor Gaspar é o novo ministro das Finanças
Vítor Gaspar, director do Gabinete de Conselheiros da União Europeia, é o homem escolhido por Passos Coelho para o ministério das Finanças, apurou o DN junto de fontes próximas do primeiro-ministro indigitado.
Gaspar ocupa o cargo desde 2007. Antes foi director do Centro de Estudos do Banco Central Europeu e conselheiro e director do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal.

Aucun commentaire: