21.8.11

África: Um milhão de crianças podem morrer de fome nos próximos dias


190811_africa1La Radio del Sur - [Tradução de Diário Liberdade] Merixie Mercado, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância, comentou que existem na região dois milhões de crianças subnutridas, a metade dos quais estão em condições críticas e podem morrer.

O funcionário da ONU indicou que estas cifras supõe um incremento de 50% em relação às de 2010.
Por sua vez, a porta-voz Emilia Casella disse que a situação mais grave é a da Somália, e que o cenário no Quênia, Uganda, Etiópia e Djibuti está se agravando rapidamente.
Precisou Mercado que a taxa de subnutrição de crianças somalianas em alguns acampamentos de acolhimento é de 45%, e que nos da Etiópia a mortalidade é de quatro falecidos diários para cada 10 mil.
Ainda assim, nas zonas mais afetadas do Quênia, indicou, a taxa de subnutrição subiu de maneira alarmante. No norte desta nação, não choveu durante os meses de abril e junho da atual temporada de previsões.
No caso específico do milho, alimento básico destes países, seu valor aumentou em 160% em 2011, sendo que um saco de 90 quilos do grão pode custar agora 44 dólares.

Aucun commentaire: