18.11.11

Andorra: Arcebispo confiante que Governo português "saberá defender e representar" os seus compatriotas

O co-príncipe de Andorra e arcebispo de Urgel, Joan-Enric Vives, afirmou que “confia que o Governo português saberá defender, proteger e representar” os seus compatriotas que vivem e trabalham no principado.

 As declarações, citadas pela agência de notícias de Andorra ANA, foram proferidas durante a quarta etapa da visita pastoral do prelado a Escaldes-Engordany.
No domingo, o arcebispo vai reunir-se com representantes da plataforma contra o encerramento da embaixada e do consulado portugueses em Andorra.
O prelado pronunciou-se sobre o assunto, um dia depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros andorrano, Gilbert Saboya, ter lamentado a decisão do Governo português de fechar a representação diplomática em Andorra, esperando que, pelo menos, seja mantida no futuro uma “estrutura mínima consular”.
O fecho da embaixada de Andorra faz parte de um plano de reestruturação governamental das representações diplomáticas portuguesas, que inclui o encerramento de mais seis embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular.
Na quarta-feira, no Parlamento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse que os serviços da embaixada de Andorra passam a ser assegurados pela embaixada de Madrid e pelo consulado de Barcelona, ambos na vizinha Espanha.
Em Andorra vivem cerca de 13 mil portugueses.
Para sábado à tarde está marcada uma manifestação de emigrantes portugueses em frente à embaixada.
ER (CSR).
                Lusa/fim

Aucun commentaire: