16.11.11

Portugal goleia Bósnia (6-2) e está no Euro 2012

A Seleccção Portuguesa apurou-se para o Euro 2012 depois de golear a Bósnia por 6-2, no Estádio da Luz. Ronaldo (2),Nani, Miguel Veloso e Postiga(2) marcaram os tentos lusos. Misimovic de grande penalidade e Spahic ainda assustaram reduzindo para os Bósnios, mas não foi o suficiente para impedir a equipa de Paulo Bento de estar no Euro Ucrânia-Polónia no Verão de 2012.
Portugal entrou de "pé no acelerador" e Raul Meireles aos 5 minutos, na recarga a um remate de Coentrão desperdiçou a primeira grande oportunidade com a bola a sair muito perto do poste esquerdo Bósnio.
Pouco depois, aos 8 minutos Ronaldo aplicou um "tomahawk" (famoso pontapé de CR7 em livre) e fez o primeiro golo da partida. Aos 21 minutos, Ronaldo tentou repetir a façanha mas desta vez Begovic defendeu de forma apertada. Mas 3 minutos depois Nani assinou um remate a mais de 30 metros que só parou no fundo das redes do guarda-redes Bósnio num remate que teve tanto de surpreendente como de obra-prima.
O jogo entrou então numa toada morna, só quebrada aos 41 minutos quando o árbitro alemão Wolfgang Stark castigou uma mão de Coentrão e aponto grande penalidade, convertida por Misimovic, fazendo o resultado com que se saiu para o intervalo (2-1).
No recomeço, aos 53 minutos, Ronaldo colocou de novo os lusos com dois golos de vantagem, aproveitando da melhor forma um passe de Moutinho que deixou o extremo do Real Madrid na cara de Begovic para fazer o terceiro. Lulic protestou de forma veemente um pretendo fora-de-jogo de Ronaldo e Stark não teve contemplações e expulsou o médio da Lazio, deixando os Bósnios com 10 elementos.
E quando se esperava o 4-1, surgiu...o 3-2. Num lance confuso na área portuguesa, a bola chega até Spahic, que se encontrava em fora-de-jogo e que se limitou a encostar para o golo.
Mas a equipa de Paulo Bento não se rendeu e partiu "para cima" do adversário e arrancando para a goleada. Hélder Postiga, que parecia a passar ao lado do jogo, surge perante Begovic após belo passe de Ruben Micael e "fuzila" para o 4-2. Miguel Veloso, de livre directo, fez o 5-2 e Postiga bisou, fechando o marcador final em 6-2.
Portugal garante o apuramento para o Euro 2012 e será presença no POte 3 no sorteio agendado para 2 de Dezembro.

Aucun commentaire: