20.4.12

Novo cônsul português no Rio quer apostar na internet para melhorar atendimento consular

Artigo do
O presidente da Câmara Portuguesa no Rio, Paulo Elisio, o cônsul de Portugal no Rio, Nuno Bello.

O novo cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno de Mello Bello, está disposto a apostar na internet como forma de acelerar e dinamizar o atendimento no consulado-geral. Embora saiba que nem todos os portugueses no Rio conseguem acessar a rede mundial de computadores, uma das soluções seria contar com a ajuda de familiares.
Diplomata de carreira, Nuno Bello assumiu, em março, o cargo de cônsul-geral de Portugal no Rio. Mal chegou, Nuno já encontra muitos desafios e críticas por parte da comunidade portuguesa que aqui reside. O que mais preocupa os cidadãos portugueses e lusos-descendentes é o atendimento consular, informações desencontradas por parte dos funcionários, prazos curtos, morosidade e muita burocracia.
Em entrevista exclusiva ao Mundo Lusíada, este responsável afirmou que uma das saídas para estes problemas é apostar na internet. É importante, de acordo com o diplomata, utilizar os serviços on-line com o intuito de diminuir a necessidade de as pessoas se deslocarem ao posto consular.
“Estou fortemente empenhado em, com os meios financeiros e humanos de que disponho, trabalhar para a prestação de um serviço cada vez mais eficaz. Para tal o recurso à internet (site do Consulado) é e será cada vez mais importante. Sei que há um acúmulo de processos em atraso no consulado que me preocupa. Estamos a organizar a forma de ultrapassar este problema. (…) Tenho a noção da importância do Consulado Geral para a Comunidade. Por isso mesmo, trabalharei para que a qualidade do serviço prestado vá sempre aumentando”, reitera o cônsul, que diz estar ciente da dificuldade da comunidade em acessar a internet.
“Sei, por exemplo, que a internet não é acessível a toda a gente, mas uma ajuda dos familiares mais novos aos mais idosos poderá ser importante”, aconselha Nuno Bello, que foi apresentado publicamente à sociedade durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio, na noite do último dia 15, em Botafogo, Zona Sul da cidade carioca.
Mas a “tarefa digital” não será fácil. O diplomata conta que, há poucas semanas, foi iniciado um sistema de pagamento e agendamento pela internet. Mas, tal como no ano passado, o orçamento de funcionamento foi cortado em 2012.
Modernização continua
A crise, contra a qual Portugal luta, pode prejudicar o andamento dos serviços estatais portugueses fora do país. Mesmo assim, Nuno Bello diz que, apesar da situação econômica e financeira de Portugal, é possível verificar “que a modernização dos consulados” continuam.
Sobre a morosidade no atendimento, Nuno ressalta que muitas pessoas procuram o consulado fora do horário marcado, o que acaba sobrecarregando o funcionamento no local.
“Começo a ter uma idéia de aspectos sobre o atendimento que podem ser melhorados. Tem, no entanto, um aspecto em que o público pode colaborar. O agendamento de atendimento, com hora marcada, serve exatamente para se evitarem esperas inúteis. Não há qualquer razão para que uma pessoa que tenha uma marcação para as 11 horas venha para a porta do consulado às 8 horas. Isto acontece diariamente. Não é por essa razão que será atendido mais cedo. Só desgasta”, avalia o cônsul, que diz estar sendo confrontado com “situações complexas” que “demandam tempo” para serem solucionadas.
Diplomacia econômica
Embora prefira não falar em intervenções futuras, Nuno Bello afirma que vão ser priorizados, além da internet, o atendimento e o call-center. Paralelamente, o diplomata pretende “desbloquear o entupimento no Registro Civil”.
Para Nuno, a atividade consular, que zela também pela “diplomacia econômica”, deve funcionar como um serviço prestado aos cidadãos nacionais.
Qualidade e cortesia no consulado
Nuno Bello acredita que, do lado do consulado, a melhor forma de “ajudar” a comunidade é “prestar um serviço rápido de qualidade e cortês”.
Já, por parte da comunidade, o atual cônsul entende que o público deve “ter noção” da quantidade de trabalho no Consulado-Geral. Para isso, o diplomata pede que a comunidade esteja atenta ao momento em que for preparar a documentação que vai ser enviada ao consulado. “Se tudo for enviado corretamente, será possível evitar atrasos nos processos”, sugere.
Outro aspecto que preocupa o cônsul é o recenseamento eleitoral (gratuito). “Entendo que o número de cidadãos portugueses recenseados no Rio de Janeiro é muito reduzido, isso demonstra um distanciamento da realidade política e social portuguesa, o que me preocupa”, revela Nuno Bello.
Novo cenário político
Essa troca de comando no Rio, com a substituição de Antônio de Almeida Lima por Nuno Bello, e a chegada do novo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, acontece quatro meses após o Ministério da Justiça brasileiro ter anunciado que o número de portugueses que residem no Brasil aumentou cerca de 20%, somando um total de 52.153 pessoas, em apenas seis meses. Em junho de 2011, o número de residentes de nacionalidade lusa no Brasil era de 328.856, contra 276.703, verificado em dezembro de 2010.
Essa informação, adiantada pelo Mundo Lusíada na edição de dezembro do ano passado, tem por base um levantamento feito pelo Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça que foi publicado no início de novembro de 2011.
Outro fator que merece destaque são os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal, publicados no mês passado, que revelam que o número de licenciados portugueses desempregados que anulou a inscrição nos centros de emprego do país para emigrar subiu 49,5% entre 2009 e 2011. O Rio é um dos destinos desses jovens, que procuram a nossa cidade em busca de emprego ou formação profissional em várias áreas de estudo. Esse cenário indica uma mudança no cenário político português e na sua atuação diplomática.

Leia mais em: Velejador e diplomata: A vida de Nuno Bello, o novo “carioca” da nação portuguesa

Aucun commentaire: