2.9.13

SOS - Tubarões na praia!


Grande tubarão branco
Foto: Latinstock
A localização de satélite de ferozes predadores está revelando uma imagem intrigante de suas viagens de longa distância. Uma pesquisa que faz parte do “Ocearch Global Shark Tracker Project”, que tem acompanhado cem tubarões desde 2009, mostrou que os tubarões brancos se aproximam mais dos humanos do que se pensavam e podem viajar mais de 4.800 quilômetros em apenas três meses.
Ainda apesar destas grandes distâncias, o peixe é capaz de navegar com grande precisão, geralmente retornando ao mesmo ponto onde eles estiveram no mesmo período do ano anterior.
Os tubarões também se aproximam da zona costeira do leste dos Estados Unidos e ao redor da África do Sul com muito mais frequência do que os cientistas acreditavam. Mas em vez de ser motivo de preocupação, os cientistas dizem que isto pode sugerir que os predadores têm muito menos interesse nos humanos do que nosso medo nos faz acreditar.
- Estamos vendo que eles são muito mais dinâmicos do que pensávamos - afirmou ao “Telegraph” o cientista Gregory Skomal, do Programa de Pesquisa de Tubarão de Massachusetts. - O que é fascinante é que eles se aproximam da costa regularmente e têm feito isso por centenas de anos, mas sem serem notados. Então eu não acho que haja qualquer razão para se alarmar.
A marcação foi realizada como parte de um projeto para monitorar o que os grandes tubarões brancos fazem quando não estão em áreas de caça, onde eles têm sido estudados principalmente.

Aucun commentaire: