14.12.15

Texto - Eleições Regionais em Franca – 13-12-2015


 MARINE LE PEN

Parece que até a €uropa suspirou de alivio depois de o partido de extrema direita “Front National” não ter concretizado a esperança provocada pela estrondosa vitoria da passada semana; contrariamente ao que alguns analistas políticos apregoam, o partido de Marine Le Pen não saiu  derrotado “em toda a linha” da segunda volta das “Regionais”.

A derrota que muitos dizem ser não o é! O FN constitui, hoje, uma forca politica legitima,  não obstante um sistema de votação que o desfavorece de forma descarada!

Como explicar que um partido que reúne um terço dos eleitores votantes, não vença numa Região sequer?

A resposta encontra-se por um lado na Constituição francesa que atribui um bónus de 25% ao partido tendo chegado em primeiro lugar!

A resposta provem, também, da aliança entre esquerda e direita que tudo fizeram para chegar a contas que permitissem poder conservar os lugares onde desde sempre se encontram instalados, com episódicas alternâncias e vice-versa!!!

Mais; este outro facto que passa a ser importante: doravante em Franca, o tradicional bipartidarismo  passou para uma trilogia onde “le nouveau-venu” não pode mais deixar de ser ignorado.

Chame-se derrota ao facto do “Front National” não ter obtido os resultados que esperava…mas, simultaneamente, reconheça-se a progressão exponencial  daquele partido cujos adversários, da esquerda à direita, continuam a apelidar de antidemocrático!

Como é? Aquele “ignóbil” partido fascista tem ou não tem assento na “Assemblée Nationale”? Tem ou não existência legal? Pode ou não concorrer com outros representantes de ideias antagonicas?

A tudo isto se impõe uma obvia e simples resposta: SIM!

Aquele partido nunca poderá ser tratado de antidemocrático porque tem existência legal e é sufragado pelo Povo.

Assumo esta função de advogado do diabo porque as minhas assumidas e democráticas ideias me não permitem ser censor de quaisquer movimentos populares, sejam partidos xenófobos dos “Lepen” ou populistas do “Portas Abertas”!

Bayonne, 13-12-2015

JoanMira


PS: estou-me absolutamente “borrifando” para o que pensa (?) a €uropa!

Aucun commentaire: