23.1.13

Ar polar se afasta e a temperatura volta a disparar no Rio de Janeiro

RIO - A partir desta quarta-feira, segundo o Climatempo, a instabilidade diminui e a temperatura volta a subir no Rio de Janeiro. Até o fim de semana, termômetros passam dos 34 graus. Segundo o Climatempo, isso está ocorrendo devido ao afastamento do ar polar (tecnicamente chamado de sistema de alta pressão) para o alto-mar.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Marcelo Pinheiro, o vento começa a mudar de direção e este efeito de circulação marítimo enfraquece e permite a dissipação da nebulosidade. Ao longo desta tarde, o sol volta a predominar e a temperatura entra em elevação. A máxima prevista é de 31 graus na capital fluminense.
O município do Rio retornou ao estágio de vigilância, o primeiro em uma escala de quatro níveis, às 7h20m desta quarta-feira, segundo informou o Centro de Operações Rio. As áreas de instabilidade que fizeram a cidade entrar em estágio de atenção às 11h30m do último domingo já não influem mais nas condições do tempo no Rio.
O estágio de vigilância, primeiro em uma escala de quatro, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o estágio de atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Na quinta-feira e na sexta-feira, o sol brilha ainda mais forte no Rio. Ainda de acordo com Marcelo Pinheiro, o termômetro volta a passar dos 34 graus. A previsão é de pancadas rápidas de chuva, típicas de verão que acontecem no final das tardes.

Aucun commentaire: