23.1.13

Emissão de dívida é "sinal do reforço da confiança em Portugal"

A Comissão Europeia expressou hoje a sua satisfação pela emissão de dívida levada a cabo pelo governo português, mesmo antes de serem conhecidos todos os detalhes da operação.
"A Comissão Europeia saúda este passo do governo português, é outro sinal do reforço da confiança em Portugal, que se tem traduzido numa queda gradual das taxas de juro ao longo dos últimos meses", declarou ao Expresso Simon O'Connor, porta-voz do executivo comunitário para os assuntos económicos e monetários.
Para Bruxelas, a "implementação vigorosa" do programa de ajustamento pelo governo é um dos factores que contribuiu para o êxito da operação, a par do "apoio alargado" de que o mesmo dispõe e também dos esforços europeus para conter a crise. Por isso, o governo português não deve tirar o pé do acelerador.
"Para manter esta tendência positiva e para Portugal continuar a avançar em direcção ao regresso pleno aos mercados, é muito importante que Portugal continue a executar as reformas previstas no programa", acrescentou o porta-voz de Olli Rehn.

Aucun commentaire: